Região Humaitá/Navegantes apresenta demandas no Fórum de Serviços

20/08/2021 09:51
Indaiá Dillenburg/SMGOV PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Moradores levantaram questões relacionadas à educação, assistência social, limpeza urbana,  saneamento básico e habitação

A comunidade da Região Humaitá/Navegantes do Orçamento Participativo (OP) apontou suas demandas na noite dessa quinta-feira, 19, durante o Fórum de Serviços. No encontro realizado presencialmente na Vila Farrapos, os moradores levantaram questões relacionadas à educação, assistência social, limpeza urbana,  saneamento básico e habitação.

A diretora de Habitação da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Paula Vaz, destacou que a meta para a regulamentação fundiária determinada pelo prefeito foi entregar no mínimo o realizado nos últimos 50 anos. “O trabalho já começou, com o repasse de titulações na Chácara dos Bombeiros, na Restinga”. Em relação à habitação, Paula ressalta que o secretário André Machado tem sido incansável para cumprir a determinação do prefeito. “Machado sempre destaca que uma das maiores carências da municipalidade é a habitação. A pessoa ter seu endereço traz autoestima”, disse.

O secretário adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio, comentou sobre o questionamentos acerca da necessidade da realização de obras de macrodrenagem para diminuir o impacto de alagamentos nos bairros da região. “É importante que seja realizado um Fórum de Delegados desta região específico com o Dmae”, disse Marcantônio. O Fórum ficou agendado para o dia 30 de agosto.

O delegado do OP, Sérgio Luiz de Almeida Bueno, reivindicou solução para o esgotamento sanitário com as contrapartidas prometidas por conta da construção da Arena do Grêmio. A conselheira do OP, Lurimar Fiuza, coordenadora dos trabalhos da noite junto com o conselheiro Paulo Renato Esteves da Rosa, complementou a manifestação de Bueno destacando que, em dias de chuva, o problema do esgoto se agrava. “É um carga pesada para uma região tão frágil”, disse.

Participaram do Fórum de Serviços da Região Humaitá/Navegantes, o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres; representantes das secretarias municipais de Serviços Urbanos; Segurança; Educação; Desenvolvimento Social; Cultura; Obras e Infraestrutura; Saúde; Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc); Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC); Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU); Dmae e da Guarda Municipal, além do vereador Alvoni Medina e do conselheiro tutelar e suplente de vereador, Marcelo Bernardi.

Pela Smgov, coordenadora da realização dos Fóruns de Serviços, estiveram presentes o diretor de Participação Cidadã, Lucas Vasconcellos; o coordenador das Subprefeituras, Pingo Vilar; o secretário Executivo do Conselho do OP, Elton Fraga; o gestor da Subprefeitura Humaitá/Navegantes, Tiago Cordova, e a chefe de Democracia Participativa, Elsa Maria de Andrade.

Para a próxima semana, estão previstos os três últimos Fóruns Regionais de Serviços dessa primeira rodada: 23/8 - Região 10 - Cruzeiro (on-line); 25/8 - Região 12 - Centro-Sul (on-line); 26/8 - Região 16 - Centro (on-line).

Leia também:

Prefeitura inicia rodada de Fóruns Regionais de Serviços

Região Leste apresenta demandas no Fórum de Serviços

Fórum de Serviços da Região Cristal debate saneamento, segurança e habitação

Comunidade da Região Eixo-Baltazar é ouvida em fórum de serviços

Demandas da comunidade do Extremo-Sul são ouvidas em fórum de serviços

Região Sul faz sua reunião virtual do fórum de serviços

Fórum de Serviços da Lomba do Pinheiro tem participação Intensa da Comunidade

Comunidade das Ilhas é ouvida em fórum de serviços

Mobilidade urbana e saneamento são destaque no Fórum de Serviços do Partenon

Comunidade da Região Nordeste faz seu Fórum de Serviços

Mobilidade urbana é tema de debates no Fórum de Serviços da região Glória

Mobilidade urbana é destaque no Fórum de Serviços da Região Norte

Demandas da Região Noroeste são ouvidas no Fórum de Serviços

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes