Após um ano sem coordenação, trabalhadores do PACS elegem democraticamente o novo diretor
Na noite de sexta-feira, 5, numa conquista histórica, os trabalhadores do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) elegeram democraticamente o novo coordenador do serviço. Numa disputa concorrida, foi eleito o enfermeiro Armando Teixeira Júnior, com 105 votos, contra os 103 votos recebidos pelo médico Firmo Krebs Neto.
A eleição, que foi totalmente virtual, contou com 208 votantes dos 230 que se cadastraram para participar do pleito. Foram considerado os servidores efetivos, municipalizados e adidos de outros locais, num total de 360 trabalhadores.
No encontro de contagem virtual dos votos, estiveram presentes além dos trabalhadores, o coordenador adjunto do CMS/POA, conselheiro Alfredo Gonçalves, o coordenador do Conselho Distrital da região Glória Cruzeiro Cristal, usuário Waldir Bohn Gass, o representante da Comissão de Trabalhadores do PACS, Alberto Terres, os candidatos e os membros da comissão eleitoral, integrada pelo diretor-geral do Simpa, João Ezequiel, e uma representante de cada candidato.
Para Bohn Gass, a votação resgata a linda história da periferia de Porto Alegre. “Esta eleição é mais um passo da história de lutas da região da Grande Cruzeiro e do PACS. É mais um passo da democracia”, falou. Também complementou dizendo que a tarefa não será fácil, mas que será um trabalho conjunto.
Na sua fala, Teixeira disse que todos são vencedores nesse momento histórico e parabenizou a comissão eleitoral por terem sido incansáveis no processo das eleições, também registrou seu reconhecimento ao secretário de Saúde, Mauro Sparta, pela abertura do diálogo e a possibilidade de indicação do novo diretor do PACS. “A democracia exige que as pessoas deem o seu máximo”, falou. Também citou que há mais de um ano, a Comissão de Trabalhadores do PACS realizou diversos atos em frente ao serviço, cobrando, entre outras coisas, treinamento, equipamentos, vacinação dos profissionais e mais transparência e diálogo.
O coordenador adjunto do CMS/POA parabenizou a todos pelo processo eleitoral e disse que a eleição é extremamente importante e representativa neste período difícil que vive a saúde. “Este é um processo que traz unidade a todos os trabalhadores e que serve de exemplo para outros serviços”, falou.
-(1).png)