Denúncias do controle social surtem efeito e gestão da Saúde anuncia contratação de recursos humanos para o HPS
Após inúmeras denúncias feitas pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/POA), Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (COREN/RS), Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) e pela Associação de Servidores do HPS (ASHPS) sobre o sucateamento do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS), principalmente no que diz respeito à falta de recursos humanos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/POA) anunciou a contratação de 35 técnicos de enfermagem e 6 enfermeiros.
Â
A admissão foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (DOPA) do dia 11 de outubro de 2018, quinta-feira, e confirmada pela assessoria da SMS/POA ao CMS/POA de que esses profissionais serão encaminhados para o hospital, suprindo, desta forma, 17,6% da demanda. Em agosto deste ano, conforme levantamento apresentado pela ASHPS, durante a audiência pública realizada sobre o hospital, faltavam 232 enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Â
O CMS/POA aguarda, ainda, os demais encaminhamentos por parte da gestão da pasta no que diz respeito à s melhorias necessárias para o HPS, conforme processo SEI 18.0.000077914-4, de julho deste ano. No documento constam uma série de notificações como o redimensionamento de pessoal completo do hospital, o fechamento da unidade de coleta de sangue, demora na transferência de pacientes clÃnicos e a interdição de uma sala de raio x.
Â
Texto: Katia Camargo
-(1).png)