Feira do Livro recebe exposição do Plano Diretor
Uma das principais leis da cidade está em debate nesta quarta-feira, 9, na Feira do Livro. A Exposição Diagnóstico POA 2030 do Plano Diretor ocupa o estande da prefeitura na Praça da Alfândega. Técnicos da Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) explicam as etapas de revisão e apresentam os mapas e painéis expostos para a população contribuir sobre as necessidades de cada região.
A exposição já passou por todas as oito regiões de planejamento da cidade e por outros eventos importantes, contemplando os 81 bairros de Porto Alegre.
“É importante estarmos aqui porque é um local eclético, com diferentes públicos, faixas etárias e perfis socioeconômicos”, destaca a coordenadora de Planejamento Urbano da Smamus, Vaneska Henrique.
No estande da Prefeitura de Porto Alegre, os visitantes podem opinar sobre a cidade que queremos para daqui a dez anos. A professora da Escola Municipal Pepita Leão, Eliana Meneghatti, ressalta a importância desse instrumento para conhecermos a cidade. “Viemos participar de uma gincana literária e aproveitamos para conhecer melhor o processo do Plano Diretor. Assim nos apropriamos da cultura da cidade, estimulando a preservação”, explica Eliana. A exposição do Plano Diretor fica no estande da Prefeitura até esta quinta-feira, 10.
Seminário - Nesta semana também acontece o primeiro seminário POA 2030 do Plano Diretor. Será na sexta-feira, 11, no Teatro Unisinos (avenida Dr. Nilo Peçanha 1600). O evento reunirá urbanistas, arquitetos, engenheiros para traçar um panorama desde a elaboração do plano de 1979, passando pelo atual de 1999, até o futuro do urbanismo e as ações previstas para o novo plano diretor da Capital em 2022 e 2023. Mais informações no site do Plano Diretor.
Doação - O Gabinete da Primeira-Dama está com uma ação de recolhimento de brinquedos e livros na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. As doações serão destinadas a crianças em situação de vulnerabilidade social nas iniciativas promovidas pelo gabinete. Livros e brinquedos novos ou em bom estado podem ser entregues no coletor localizado entre os estandes da prefeitura de Porto Alegre e o de autógrafos.
Estande - A prefeitura conta com um estande de 30 metros quadrados, próximo da avenida Sepúlveda, com atividades educacionais e culturais durante todo o evento. Ações de conscientização sobre os cuidados da cidade, por meio da campanha A gente vive, a gente cuida, também ocorrerão no espaço.
A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.
Leia mais:
Atividades para o público infantil movimentam a feira
Prefeitura lança campanha de cuidados com o lixo e a água na Feira do Livro
Adote um Escritor comemora 20 anos com roda de conversa na Feira do Livro
Descontos em balaios atraem compradores na Feira do Livro
Dmae lança campanha de cuidados com o lixo e a água na Feira do Livro
Cidade educadora é tema de mesa-redonda na 68° Feira do Livro de Porto Alegre
Grande presença do público é destaque neste início de Feira do Livro
DMLU faz abordagens de conscientização ambiental na Feira do Livro
Prefeitura discute diversidade e inclusão LGBTQIA+ na Feira do Livro
Simpósio sobre haikai integra programação da 68ª Feira do Livro
Monumento à Literatura recebe novo livro de bronze na Praça da Alfândega
Feira do Livro: paradesporto é tema da roda de conversa no estande da prefeitura
Prefeitura amplia bancas de artesanato durante a Feira do Livro
Feira do Livro espera receber 1,5 milhão de pessoas na Praça da Alfândega
Erradicação do trabalho infantil será discutida na Feira do Livro
Fasc promove ação de combate ao trabalho infantil na Feira do Livro
LGBTQIA+ é tema de bate-papo na Feira do Livro
Gilmar Martins