Atividades para o público infantil movimentam a Feira do Livro

07/11/2022 15:21
Cristiano Vieira/PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Contação de histórias é atração no Circo dos Mafagatos, espaço próximo ao Memorial do Rio Grande do Sul

Apesar do tempo instável desta segunda-feira, 7, as atividades voltadas ao público infantil registraram bom público na Feira do Livro. O evento literário segue até 15 de novembro, na Praça da Alfândega, com diversas atrações para crianças e adolescentes, além de barracas especializadas em literatura infanto juvenil.

Um dos destaques da programação é o projeto Autor no Palco, que promove contação de histórias para crianças diariamente, em quatro horários: 9h, 10h30, 14h e 15h30. Os encontros ocorrem na Tenda de Pasárgada, com capacidade para cerca de 120 crianças.

Patrona da Feira do Livro em 2019, Marô Barbieri arrancava gargalhadas da criançada, em meio à chuva desta segunda-feira, com as histórias da Tinoca Minhoca, conhecida personagem da escritora. Na plateia, cerca de 110 alunos de três escolas de Porto Alegre, Alvorada e Nova Santa Rita. “Gosto muito da feira porque aqui aprendemos mais sobre os personagens”, disse o pequeno Allan Brito, de 6 anos.

Perto dali, no Circo dos Mafagatos, um outro grupo de crianças curtia as histórias divertidas da Trupe Fantabulástica, grupo formado pelos artistas Arthur Côrtes, Bárbara Catarina, Carmen Lima, Jairo Klein e Jonatan Ortiz Borges. No repertório, muito papo sobre literatura e circo, entremeado por histórias conhecidas das crianças. As atividades da tribo ocorrem diariamente, em quatro horários: 9h, 10h30, 14h e 16h30.

Doação - O Gabinete da Primeira-Dama está com uma ação de recolhimento de brinquedos e livros na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. As doações serão destinadas a crianças em situação de vulnerabilidade social nas iniciativas promovidas pelo gabinete. Livros e brinquedos novos ou em bom estado podem ser entregues no coletor localizado entre os estandes da prefeitura de Porto Alegre e o de autógrafos.

Estande - A prefeitura conta com um estande de 30 metros quadrados, próximo da avenida Sepúlveda, com atividades educacionais e culturais durante todo o evento. Ações de conscientização sobre os cuidados da cidade, por meio da campanha A gente vive, a gente cuida, também ocorrerão no espaço.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Leia mais

Prefeitura lança campanha de cuidados com o lixo e a água na Feira do Livro

Adote um Escritor comemora 20 anos com roda de conversa na Feira do Livro

Descontos em balaios atraem compradores na Feira do Livro

Dmae lança campanha de cuidados com o lixo e a água na Feira do Livro

Cidade educadora é tema de mesa-redonda na 68° Feira do Livro de Porto Alegre

Grande presença do público é destaque neste início de Feira do Livro

DMLU faz abordagens de conscientização ambiental na Feira do Livro

Prefeitura discute diversidade e inclusão LGBTQIA+ na Feira do Livro

Simpósio sobre haikai integra programação da 68ª Feira do Livro

Monumento à Literatura recebe novo livro de bronze na Praça da Alfândega

Feira do Livro: paradesporto é tema da roda de conversa no estande da prefeitura

Prefeitura amplia bancas de artesanato durante a Feira do Livro

Feira do Livro espera receber 1,5 milhão de pessoas na Praça da Alfândega

Erradicação do trabalho infantil será discutida na Feira do Livro

Fasc promove ação de combate ao trabalho infantil na Feira do Livro

LGBTQIA+ é tema de bate-papo na Feira do Livro

Cristiano Vieira

Cristiano Vieira