Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo é atração na Feira do Livro
O espaço de 30 metros quadrados da prefeitura de Porto Alegre na 68ª Feira do Livro recebeu a equipe do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo nesta terça-feira, 8, para falar sobre o equipamento cultural mantido pelo município no bairro Cidade Baixa.
Logo na entrada do estande, um livro escrito a mão, intitulado A Magnólia (em referência à árvore tombada no pátio do museu), contava a história da instituição, criada em 1979, e que abriga em seu acervo boa parte da memória cultural de Porto Alegre.
Banners instalados no local divulgavam informações, ilustrações e fotos dos objetos, livros e outros materiais expostos no Museu, instalado no antigo Solar Lopo Gonçalves. Além disto, servidores da prefeitura fizeram a distribuição de folders com as facilidades oferecidas pelo Museu ao público que compareceu ao evento.
O Museu de Porto Alegre possui um acervo com 280 mil itens de 90 sítios arqueológicos. O material fotográfico tem cerca de 10 mil imagens dos séculos XIX e XX. E o acervo tridimensional tem mais de 1.300 itens dos mesmos períodos, com objetos de uso pessoal, decoração, móveis e vestimentas antigas.
A professora aposentada Sandra Perozzo visitou o espaço e lembrou com carinho da época em que levou o filho pequeno para conhecer o Museu de Porto Alegre. “Divulgar o museu na Feira do Livro é uma ótima maneira de estimular os jovens a frequentarem museus que têm tanto a ensinar para as pessoas”, afirmou.
O Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo é um lugar de aprendizado, comunicação e acesso à cultura. O setor educativo realiza atividades voltadas a grupos escolares. A instituição pode ser visitada na rua João Alfredo 582, Cidade Baixa, e abre nas segundas-feiras, das 13h30 às 17h30 e de terças a sextas-feiras, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Doação - O Gabinete da Primeira-Dama está com uma ação de recolhimento de brinquedos e livros na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. As doações serão destinadas a crianças em situação de vulnerabilidade social nas iniciativas promovidas pelo gabinete. Livros e brinquedos novos ou em bom estado podem ser entregues no coletor localizado entre os estandes da prefeitura de Porto Alegre e o de autógrafos.
Estande - A prefeitura conta com um estande de 30 metros quadrados, próximo da avenida Sepúlveda, com atividades educacionais e culturais durante todo o evento. Ações de conscientização sobre os cuidados da cidade, por meio da campanha A gente vive, a gente cuida, também ocorrerão no espaço.
A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.
Leia mais:
Atividades para o público infantil movimentam a feira
Prefeitura lança campanha de cuidados com o lixo e a água na Feira do Livro
Adote um Escritor comemora 20 anos com roda de conversa na Feira do Livro
Descontos em balaios atraem compradores na Feira do Livro
Dmae lança campanha de cuidados com o lixo e a água na Feira do Livro
Cidade educadora é tema de mesa-redonda na 68° Feira do Livro de Porto Alegre
Grande presença do público é destaque neste início de Feira do Livro
DMLU faz abordagens de conscientização ambiental na Feira do Livro
Prefeitura discute diversidade e inclusão LGBTQIA+ na Feira do Livro
Simpósio sobre haikai integra programação da 68ª Feira do Livro
Monumento à Literatura recebe novo livro de bronze na Praça da Alfândega
Feira do Livro: paradesporto é tema da roda de conversa no estande da prefeitura
Prefeitura amplia bancas de artesanato durante a Feira do Livro
Feira do Livro espera receber 1,5 milhão de pessoas na Praça da Alfândega
Erradicação do trabalho infantil será discutida na Feira do Livro
Fasc promove ação de combate ao trabalho infantil na Feira do Livro
Cristiano Vieira