OP: Restinga elege educação como prioridade e registra maior público do OP
A Região Restinga mobilizou 2.129 pessoas na noite de segunda-feira, 11, para a 22ª assembleia da rodada de 2025 do Orçamento Participativo (OP). A plenária foi realizada na Escola de Samba Estado Maior da Restinga. O público elegeu seus delegados, conselheiros e prioridades de investimento direto para 2026. O subtema mais votado foi Educação.
Durante a plenária, houve espaço para dez falas da comunidade inscritas pelo Fórum Regional do OP (Frop), além das declarações dos atuais conselheiros da Região Restinga, Kelly Ramos e André Seixas, que compuseram a mesa de trabalho. O prefeito Sebastião Melo, a vice-prefeita Betina Worm e secretários municipais ouviram os pronunciamentos da população e responderam aos questionamentos.
“A Restinga é hoje um dos maiores bairros de Porto Alegre, com mais de 100 mil moradores, e tem recebido importantes avanços na nossa gestão, de obras de mobilidade à regularização fundiária, passando por melhorias em saúde, transporte e infraestrutura. Ainda há muito a fazer, mas estamos comprometidos em avançar sempre próximos da comunidade e planejando o futuro com atenção especial à periferia” - Prefeito Sebastião Melo.
O prefeito ainda destacou avanços em andamento na região, como a duplicação da avenida Edgar Pires de Castro e conquistas da Vila do Salso desde 2021, abrangendo a construção de uma nova ponte. Melo aproveitou para divulgar a ação Procon na Comunidade, que está em curso com o apoio da Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov), por meio das subprefeituras. O secretário Cassio Trogildo explicou que a ação chegará a todas as regiões da cidade. “É mais um desdobramento sinalizado pela comunidade durante a rodada do OP, que já está em curso, para melhor atender a população”, destacou.
O secretário municipal de Educação destacou as realizações na área, sobretudo no bairro Restinga. “Somente neste ano, já foram mais de 1,8 mil novas vagas criadas na etapa da educação infantil, grande parte delas na Restinga. Nestes próximos dias, abriremos mais uma escola de educação infantil neste território, a Padre Pedro Cunegatti, e outras duas serão construídas do zero, até o ano que vem, financiadas pela inciativa privada, através do nosso projeto Infância em Construção”, garantiu.
Já o diretor-geral do Demhab, André Machado, anunciou que a Restinga será a região do 11º empreendimento habitacional da cidade. “O projeto contará com 132 moradias e a construção iniciará em agosto”, informou.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou vacinação da gripe para todos os públicos e estará em todas as reuniões regionais, aplicando sempre antes de cada plenária. Também houve atendimento à população, com serviços do Procon Municipal.
O OP é uma instância de organização da comunidade, com apoio da prefeitura, por meio da Smgov.
A última plenária do OP em 2025 ocorre nesta terça-feira, 12, na Região Ilhas, na sede da Colônia de Pescadores Z-5 Ilha da Pintada - R. Nossa Sra. da Boa Viagem, 1916 - bairro Arquipélago, a partir das 19h.
Prioridades da região para investimento em 2026:
1º Educação - Smed
2º Saúde - SMS
3º Habitação - Demhab - PGM/E-Reurb
4º Cultura - SMC
Eleição para o Conselho do OP na região:
CHAPA ÚNICA
1° Titular: André Luiz da Silva Seixas
2° Titular: Solange de Souza Ribeiro
1° Suplente: Andréia Flehr de Fraga
2° Suplente: Vanessa Luz da Silva
Calendário - Já foram realizadas as seis assembleias temáticas. As reuniões regionais ocorrem até 12 de agosto. Confira aqui a programação completa. As assembleias também são transmitidas pelo YouTube. Acesse aqui o canal da prefeitura.
Como participar - Todos os cidadãos podem participar do ciclo do Orçamento Participativo. Basta entrar em contato com a subprefeitura da sua respectiva região ou com a Coordenação das Subprefeituras na Smgov. Veja aqui os endereços.
Leia mais:
Assembleia do Orçamento Participativo da Região Ilhas será nesta terça
OP: Região Leste escolhe Esporte e Lazer como prioridade de investimento
Região Eixo Baltazar registra maior público do Orçamento Participativo em 2025
Procon leva atendimento às assembleias do Orçamento Participativo
Região Centro-Sul escolhe educação como prioridade de investimentos no OP
Assembleia do Orçamento Participativo da Região Ilhas será em 12 de agosto
OP: Região Nordeste elege Saúde como prioridade de investimentos
Saneamento básico é a prioridade da região Glória para investimento do OP
OP da Região Partenon prioriza investimentos em Cultura
OP: Assistência Social é o tema mais votado para investimento na Região Cristal
Pavimentação é a prioridade do OP na Região Lomba do Pinheiro
OP: Prioridade de investimento da Região Cruzeiro é a Cultura
Ampliação do atendimento de saúde é destaque na assembleia do OP da Região Extremo Sul
Prefeitura oferece vacina da gripe e serviços do Procon nas assembleias do OP
OP: Região Noroeste elege esporte e lazer como prioridade de investimento
Medidas de proteção contra as cheias pautam OP da região Humaitá/Navegantes
Região Sul elege saneamento básico como prioridade de investimento no OP
Assembleias regionais do Orçamento Participativo começam pela Região Centro
Temática Educação e Esporte registra maior público entre as plenárias do OP
OP: Temática de Mobilidade Urbana elege investimento em paradas de ônibus como prioridade
Alterada a data da assembleia do Orçamento Participativo da região Ilhas
Regularização Fundiária é a prioridade eleita na quarta assembleia do OP
OP: Temática Saúde e Assistência Social debate investimentos em unidades de atendimento
Temática da Cultura elege descentralização como prioridade no OP
Rodada do OP 2025 inicia com plenária temática lotada
Andrea Brasil