Tempo bom lota corredores da Feira do Livro na Praça da Alfândega
Depois de alguns dias com chuva, a volta do tempo ensolarado contribuiu para aumentar o número de visitantes na Feira do Livro, que ocorre até 15 de novembro, na Praça da Alfândega. Nesta quinta-feira, 10, corredores estavam lotados, e mais pessoas estavam chegando ao local durante o dia, principalmente alunos de escolas vindos em ônibus fretados.
Em um dos corredores, as amigas Delci Fátima Schio e Vera Fagherazzi, ambas aposentadas, vasculhavam as bancas atrás de novidades. Moradora do Centro Histórico, Delci diz que praticamente todos os dias visita a feira. “Com exceção de algum dia chuvoso, os corredores estão cheios de leitores. Acho que todos estão vindo, depois de dois anos de pandemia”, relatou ela.
A amiga Vera trazia na sacola uma história bem conhecida: o livro Pássaros feridos, de Colleen McCullough. O enredo do volume, que virou minissérie de televisão nos anos 1980, narra a história do padre Ralph de Bricassart, que passa pelo dilema de seguir na vida religiosa ou abandoná-la e viver seu amor por Maggie. “Sei que é um livro antigo, mas eu amo a história e gosto de relê-la sempre que posso”, contou Vera.
Para os livreiros, as vendas também têm sido satisfatórias – ou seja, o público voltou em grande número à praça depois da pandemia, e parece disposto a gastar. “Nossa expectativa está sendo correspondida plenamente. Tem sido uma ótima surpresa”, avalia Ana Paula Vieira dos Santos, da Livraria Cervo, empresa que costuma participar todos os anos do evento literário.
Mesmo no ano passado, ainda com os efeitos da pandemia na rotina das pessoas, ela lembra que o resultado foi além do esperado. “Muitos deixavam de tocar nos livros, por precaução, e também evitaram se aglomerar no entorno da praça. Ainda assim, vendemos bem”, relembra Ana Paula.
E tem algum título da moda, ou mais buscado? Conforme a expositora da Cervo, Violeta, de Isabel Allende, costuma ser bastante procurado por leitores. “E, neste ano, os livros da moda são Assim que começa e Assim que acaba, ambos de Colleen Hoover”, completa Ana Paula.
Doação - O Gabinete da Primeira-Dama está com uma ação de recolhimento de brinquedos e livros na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. As doações serão destinadas a crianças em situação de vulnerabilidade social nas iniciativas promovidas pelo gabinete. Livros e brinquedos novos ou em bom estado podem ser entregues no coletor localizado entre os estandes da prefeitura de Porto Alegre e o de autógrafos.
Estande - A prefeitura conta com um estande de 30 metros quadrados, próximo da avenida Sepúlveda, com atividades educacionais e culturais durante todo o evento. Ações de conscientização sobre os cuidados da cidade, por meio da campanha A gente vive, a gente cuida, também ocorrerão no espaço.
A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.
Leia mais:
Feira do Livro recebe exposição do Plano Diretor
Atividades para o público infantil movimentam a feira
Prefeitura lança campanha de cuidados com o lixo e a água na Feira do Livro
Adote um Escritor comemora 20 anos com roda de conversa na Feira do Livro
Descontos em balaios atraem compradores na Feira do Livro
Dmae lança campanha de cuidados com o lixo e a água na Feira do Livro
Cidade educadora é tema de mesa-redonda na 68° Feira do Livro de Porto Alegre
Grande presença do público é destaque neste início de Feira do Livro
DMLU faz abordagens de conscientização ambiental na Feira do Livro
Prefeitura discute diversidade e inclusão LGBTQIA+ na Feira do Livro
Simpósio sobre haikai integra programação da 68ª Feira do Livro
Monumento à Literatura recebe novo livro de bronze na Praça da Alfândega
Feira do Livro: paradesporto é tema da roda de conversa no estande da prefeitura
Prefeitura amplia bancas de artesanato durante a Feira do Livro
Feira do Livro espera receber 1,5 milhão de pessoas na Praça da Alfândega
Erradicação do trabalho infantil será discutida na Feira do Livro
Fasc promove ação de combate ao trabalho infantil na Feira do Livro
Cristiano Vieira