A unidade de Vigilância Ambiental tem duas equipes: de Vigilância de Riscos Ambientais Não Biológicos (EVRANB) e de Riscos Ambientais Biológicos (EVRAB). A equipe de riscos biológicos é composta por três núcleos - de Antropozoonoses, de Fiscalização Ambiental e de Vigilância de Roedores e Vetores.
A vigilância de qualidade da água é uma das atividades da EVRANB.
Programa Vigiagua
Profissionais que atuam na EVRANB realizam a vigilância da qualidade da água para consumo humano de Porto Alegre. O trabalho acontece de acordo com parâmetros estabelecidos em legislação do Ministério da Saúde (Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021).
As análises dos parâmetros fisicoquímicos e microbiológicos, básicos e complexos, integram o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano – Vigiagua. O número de análises é definido pela Diretriz Nacional do Plano de Amostragem da Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde de forma a monitorar os Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e as Soluções Alternativas Coletivas (SAC) no território municipal.
Uma das ações desenvolvidas, a vigilância do fluoreto na água de consumo, completa 30 anos em Porto Alegre. A sua presença, de forma constante e em concentração dentro da faixa ideal, propicia melhor condição de saúde bucal para a população porto-alegrense em larga escala.
O acesso à água potável, em quantidade e qualidade adequados, é um direito fundamental reconhecido internacionalmente.
Veja neste vídeo da UNICEF/Brasil como a água tratada, o saneamento ambiental e o cuidado com a higiene podem promover a saúde das comunidades em suas mais diversas dimensões.
A abordagem WASH orienta as intervenções comunitárias do Programa Vigiagua nas situações de vulnerabilidade socioambiental e de crise hídrica. A seguir, registros de alguns desses encontros, cenários da cidade e intervenções.
Setor Regulado - licenças
- Limpeza de reservatórios, caminhões-pipa, piscinas de uso coletivo e mais
-
Esta equipe regula e licencia setores relacionados ao acesso à água utilizada para beber, preparar alimentos e higiene pessoal. As atividades econômicas de limpeza e desinfecção de reservatórios de água potável, de transporte de água por caminhão pipa, das piscinas de uso coletivo e utilização de Solução Alternativa Coletiva (SAC) são exemplos das áreas licenciadas tecnicamente pela EVRANB-DVS.
- Limpeza de caixa d'água
Fontes, bicas e vertentes
- Monitoramento das águas
-
O monitoramento das águas de fontes, bicas e vertentes é igualmente importante para o Vigiagua pois, em áreas urbanas, pela proximidade com uma diversidade de efluentes, existe elevado risco à saúde pela contaminação por agentes químicos e biológicos. O monitoramento mensal das fontes utilizadas coletivamente na cidade comprovam que essa água não atende aos padrões de potabilidade e que não deve ser consumida.
Ação intersetorial na Prefeitura de Porto Alegre
- Intersetorialidade
-
A EVRANB integra o Grupo Executivo de Sustentabilidade da SMS e tem assento no Comitê Gestor do Plano de Logística Sustentável da Prefeitura de Porto Alegre.
Enquanto coordenação da Comissão Permanente de Gerenciamento de Resíduos de Saúde, destacam-se as seguintes ações da equipe:
- Prestar apoio técnico e monitorar o cumprimento do plano de gestão de resíduos nas Unidades de saúde próprias e hospitais da SMS; e
- Prestar apoio técnico e monitorar a coleta, tratamento e destino final dos resíduos sólidos e solidificáveis infectantes, de risco químico e perfurocortantes nas Unidades de saúde próprias e hospitais da SMS.
Os objetivos destas ações são implantar o plano de gestão e cumprir as bases operacionais referentes ao manejo ambientalmente correto dos resíduos de serviços de saúde.
As ações nestes grupos são balizadas pelos seguintes documentos:
Fluoretação - dados atuais e série histórica
- Dados atuais
-
Dados dos fluoretos na água - análises 2º quadrimestre de 2025
- Série histórica
Piscinas de uso coletivo - situação dos alvarás
- Piscinas de uso coletivo
Análises especiais de amostras de água
- Ciclo 1 - novembro 2023
-
Potabilidade GM/MS nº 888/2021 e Portaria SES 320/2014 - Agrotóxicos
- Ciclo 2 - abril 2024
-
Potabilidade GM/MS nº 888/2021 e Portaria SES 320/2014 - Agrotóxicos
- Ciclo 3 - extraordinárias - período de cheias em maio de 2024
-
Potabilidade GM/MS nº 888/2021 e Portaria SES 320/2014 - Agrotóxicos
- Ciclo 4 - novembro 2024
-
Potabilidade GM/MS nº 888/2021 e Portaria SES 320/2014 - Agrotóxicos
- Ciclo 5 - abril 2025
-
Potabilidade GM/MS nº 888/2021 e Portaria SES 320/2014 - Agrotóxicos

