A Equipe de Vigilância de Antropozoonoses (Evantropo-DVS) realiza a vigilância e controle da Leishmaniose Visceral Canina no município. Esta atividade envolve diversas ações como o exame sorológico de cães suspeitos notificados por serviços veterinários e seus contactantes, chipagem e colocação de coleiras repelentes nos cães coletados e inquérito sorológico de LVC em regiões com casos de Leishmaniose Visceral Humana (LVH).
Na Vigilância da Febre Amarela em Primatas Não Humanos são recebidas notifições e realizadas ações de campo para coletas de amostras para análise laboratorial de febre Amarela. As notificações e coletas são usualmente realizadas em regiões de presença de mata e animais silvestres, no entorno das áreas das Unidades de Conservação Ambientais como o Parque Natural Morro do Osso, a Reserva Biológica do Lami e o Refúgio de Vida Silvestre São Pedro entre outras.
A Vigilância da Raiva ocorre com o encaminhamento de morcegos desgarrados das colônias para virologia da raiva e aplicação de protocolo de vacinas antirrábicas em animais que tiveram contato com morcegos. Outras espécies também podem ser objeto destas investigações e deflagrar intervenções comunitárias por parte da equipe.
As atividades educativas e as orientações 156 Fala Porto Alegre estão relacionadas aos programas citados anteriormente e temas como carrapatos, pombos, esporotricose e pulgas.