As ações do Núcleo de Saúde Ambiental (NSA/EVSAA) são voltadas para a vigilância da saúde humana exposta a riscos ambientais estando ou não em ambientes de trabalho. Buscamos desenvolver a epidemiologia ambiental unindo demandas oriundas da população com dados de agravos de notificação compulsória. O NSA tem como objetivo geral identificar e monitorar fatores de riscos não biológicos relacionados a contaminantes ambientais, a produtos químicos (VigiPEQ-MS, em especial os agrotóxicos), a qualidade do ar (PMOC, Fumo, VigiAr-MS) e a desastres naturais (VigiDesastres-MS), de forma a minimizar os riscos de doenças e agravos decorrentes desta exposição da população.
As atividades realizadas pela equipe articulam ações voltadas para os ambientes internos e externos, verificando processos de degradação ambiental, poluição ou potencial contaminação por substâncias químicas que podem trazer efeitos nocivos às populações expostas. No campo das intoxicações exógenas, realizamos serviços de epidemiologia ambiental fazendo o gerenciamento (qualificação, investigação, fiscalização e digitação) das fichas de investigação de intoxicações exógenas no banco de dados epidemiológico SENTINELA da Diretoria de Vigilância em Saúde e SINAN do Ministério da Saúde.
O NSA se constitui em campo de formação em serviço da residência multiprofissional e de estágio, como também, em campo de pesquisa tanto própria quanto em parcerias com as diversas entidades que promovem o conhecimento no âmbito federal, estadual ou municipal como o Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA), a UFRGS, a Rede Agroecológica Metropolitana (OPAC-RAMA) e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (COMSANS).
O objeto das ações compreende o território, sua ocupação, uso e consequentes efeitos dessa ocupação. Os processos de produção e consumo bem como o modelo de desenvolvimento urbano local, constituem indicadores para execução do trabalho.
Atendemos as seguintes demandas conforme a Carta de Serviços:
1- SMS - Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Químicos (intoxicações).
2- SMS - Vigilância em Saúde de Populações Expostas ao Fumo.
3- SMS - Vigilância em Saúde de Agravos por Qualidade do AR.
4- SMS - Vigilância em Saúde de Populações Desabrigadas por Desastres Naturais.
Reclamações/denúncias ligar 156 ou pelo e-mail saudeambiental@portoalegre.rs.gov.br