A Vigilância em Saúde do Trabalhador são ações voltadas para a prevenção em saúde do trabalhador e da trabalhadora, por meio de vigilância epidemiológica, analisando as notificações realizadas pelo Sistema Sentinela* e realizando o mapeamento dos processos produtivos e formas de controle e mitigação destes eventos nos locais de trabalho.
As inspeções em locais de trabalho realizadas pelo Cerest também podem ser solicitadas pelo(a) cidadão(ã) nos ambientes de trabalho localizados em Porto Alegre, através dos canais de atendimento 156.
As doenças ocupacionais são absolutamente preveníveis. Não esqueça: acidentes de trabalho não acontecem por acaso.
- Notificação de Acidentes e Doenças do Trabalho
-
A notificação é um direito assegurado ao trabalhador nas legislações trabalhista, previdenciária e sanitária. Constitui-se em importante instrumento para planejar e verificar a eficácia de medidas de prevenção. A notificação aos órgãos de Vigilância à Saúde do Trabalhador garante os dados necessários para pesquisas sobre as doenças ocupacionais e acidentes ocorridos com os trabalhadores, possibilitando ainda orientar as políticas públicas, visando a diminuição destas ocorrências.
Notificar = Prevenir = Saúde = Qualidade de Vida
- Sistema Sentinela
-
O sistema Sentinela é um software que vigia em segundo plano os sistemas de informação à saúde, que registram o atendimento assistencial ao paciente, alertando ao profissional da saúde quando um agravo de notificação deve ser comunicado à Vigilância em Saúde (VS). O Sentinela abrange as seguintes notificações de Acidentes e Agravos relacionados ao trabalho entre outras.
Em Porto Alegre, a utilização do sistema é designado pela Portaria Municipal 19344595/2022 (página 20 do Diário Oficial de Porto Alegre) e seu uso é obrigatório por todos os serviços de saúde da rede pública e privada, tais como Unidades Básicas de Saúde, serviços de especialidades, Unidades de Urgência e Emergência, hospitais, serviços de saúde ligados a instituições de ensino e pesquisa, outros serviços especializados em saúde do trabalhador, medicina do trabalho, saúde ocupacional, ou de denominação equivalente, inclusive os Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT, e ambulatórios médicos dos sindicatos.
O acesso ao sistema para o público alvo é liberado pelo Cerest, mediante contato e treinamento prévio, no e-mail crst@portoalegre.rs.gov.br