Coleta Seletiva

Coleta Seletiva

Recolhe resíduos recicláveis e reaproveitáveis como papel seco, papelão, latas de alumínio, isopor, plásticos, metais, vidros e embalagens longa vida.

Desde 7 de julho de 1990, quando começou como projeto-piloto no bairro Bom Fim, o sistema de Coleta Seletiva foi sendo aperfeiçoado pelo DMLU e tornou-se referência na América Latina. O serviço foi ampliado em setembro de 2015, passando a atender três vezes por semana na maioria dos bairros beneficiados pela Coleta Automatizada. No restante da cidade, o caminhão realiza a coleta duas vezes por semana. Os roteiros foram reprogramados para não coincidirem com os horários da Coleta Domiciliar e são feitos nos turnos do dia ou da noite, atendendo 100% da cidade.

A consulta, atualmente, é por endereço completo, não por bairro.

Para verificar os dias e horários, acesse aqui.

Além dos benefícios sociais, a entrega dos resíduos recicláveis à Coleta Seletiva traz vantagens ambientais e econômicas. Diariamente, o DMLU recolhe os resíduos recicláveis nas residências e os encaminha para as Unidades de Triagem. Nesses locais, os materiais são separados por tipo, para posterior comercialização, gerando renda para emrpego e renda para os trabalhadores desses locais.