Educação Ambiental

Educação Ambiental

A Equipe de Gestão e Educação Ambiental (EGEA) do DMLU colabora na questão do gerenciamento de resíduos, utilizando a educação ambiental como uma ferramenta de informação, sensibilização e prática socioambiental, voltada para as demandas da população.

Equipe de Gestão e Educação Ambiental (EGEA)

A Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, regra o manejo dos resíduos sólidos no Brasil sob o enfoque da não geração de resíduos, na redução, com a possibilidade de reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Neste contexto, a Lei 728/14, o Código Municipal de Limpeza Urbana, visa conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, em particular, em relação à limpeza urbana e ao correto gerenciamento dos resíduos sólidos.

Assim, a EGEA, incentivando o desenvolvimento sustentável da cidadem por meio de momentos de formação, visitas técnicas guiadas, workshops e participação em eventos, a equipe auxilia nessa percepção ambientalmente correta, possibilitando novas reflexões e práticas de manejo, a fim de atingir mudança cultural na gestão dos resíduos em Porto Alegre.