Fórum de Serviços da Cruzeiro debate contrapartidas para região

24/08/2021 13:39

A comunidade da Região Cruzeiro do Orçamento Participativo (OP) apontou suas demandas na noite de segunda-feira, 23, durante o Fórum de Serviços. No encontro, em formato virtual, a pauta de serviços dividiu espaço com as reivindicações sobre as contrapartidas para a região, pactuadas em razão de obras da empesa Multiplan.

O secretário adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio, disse aos participantes que todas as contrapartidas sociais estão garantidas, desde que tenham viabilidade técnica e jurídica. “O prefeito Sebastião Melo resgatou esse compromisso com o movimento social”, disse.

Os moradores fizeram manifestações dirigidas à Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). O vice-presidente Cristiano Roratto destacou que entre as atribuições da fundação há o compromisso de zerar as prestações de conta das associações em todas as regiões, partindo de um passivo de 10 mil, recebido em janeiro. “Hoje, são 7 mil prestações de contas atrasadas. Estamos trabalhando para colocar em dia."

Quanto à mobilidade urbana, o diretor da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), Flávio Caldasso, destacou que as obras da Tronco têm uma complexidade em todos os aspectos. “Na questão que nos compete, em sete meses, tivemos muitos avanços com projetos de sinalização”, disse. O diretor falou também sobre dificuldades no atendimento das linhas de ônibus, repassando informações das empresas sobre o baixo movimento. “Em 2019, eram 840 passageiros por dia. Hoje são 430.”

A realização dos Fóruns Regionais de Serviços é de responsabilidade da Smgov, e a condução dos trabalhos é feita pelos conselheiros do OP das regiões. No Fórum da Cruzeiro, o coordenador dos trabalhos foi o conselheiro titular Ubirajara Cardoso dos Santos Junior. Pela Smgov, estiveram presentes o diretor de Participação Cidadã, Lucas Vasconcellos; o coordenador das Subprefeituras, Pingo Vilar; o secretário Executivo do Conselho do OP, Elton Fraga; a gestora da Subprefeitura Cruzeiro, Claudia Bandeira, e o chefe de Democracia Participativa, Luciano Vieira Batista.

Participaram também o secretário adjunto de Segurança, Gelson Guarda; representantes das secretarias municipais de Serviços Urbanos, Mobilidade Urbana, Educação, Desenvolvimento Social, Cultura, Obras e Infraestrutura, Habitação e Regularização Fundiária, da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

Nesta quarta-feira, 25, ocorrerá de forma presencial o Fórum de Serviços da Região 12 - Centro-Sul, no Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), na rua Arroio Grande, 50, Cavalhada. Já na quinta-feira, 26, serão ouvidas as demandas da Região 16 - Centro (on-line), encerrando a primeira rodada de Fóruns Regionais de Serviços.

Leia também:

Prefeitura inicia rodada de Fóruns Regionais de Serviços

Região Leste apresenta demandas no Fórum de Serviços

Fórum de Serviços da Região Cristal debate saneamento, segurança e habitação

Comunidade da Região Eixo-Baltazar é ouvida em fórum de serviços

Demandas da comunidade do Extremo-Sul são ouvidas em fórum de serviços

Região Sul faz reunião virtual do fórum de serviços

Fórum de Serviços da Lomba do Pinheiro tem participação Intensa da Comunidade

Comunidade das Ilhas é ouvida em fórum de serviços

Mobilidade urbana e saneamento são destaques no Fórum de Serviços do Partenon

Comunidade da Região Nordeste realiza Fórum de Serviços

Mobilidade urbana é tema de debates no Fórum de Serviços da Região Glória

Mobilidade urbana é destaque no Fórum de Serviços da Região Norte

Demandas da Região Noroeste são ouvidas no Fórum de Serviços

Região Humaitá/Navegantes apresenta demandas no Fórum de Serviços

  

 

 

Indaiá Dillenburg

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes