Região Partenon do Orçamento Participativo elege habitação como prioridade para investimentos
A Região Partenon do Orçamento Participativo (OP) teve sua assembleia realizada na noite de quarta-feira, 30, na Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Bombeiros Militares. Os participantes credenciados, confirmando os assuntos mais abordados na noite, elegeram habitação como prioridade de investimentos para 2023, seguida por saneamento básico - água e esgoto cloacal, saneamento básico - drenagem e dragagem - e educação. A plenária teve a participação do prefeito Sebastião Melo, secretários e agentes municipais, conselheiros e delegados do OP, comunidade da região.
Para o prefeito, o Partenon é uma região muito querida pela cidade e que enfrenta dificuldades diárias não resolvidas ao longo de muitos anos.
“Assumo minha responsabilidade como prefeito de buscar soluções às demandas que estão ao nosso alcance e que não foram cumpridas. O OP é uma oportunidade muito importante de dar voz às pessoas para que os governantes possam tomar melhores decisões” - Prefeito Sebastião Melo.
O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária e diretor do Demhab, André Machado, apresentou as entregas na região. Destacou que desde o início da gestão foram instauradas 69 Reurbs (regularização fundiária urbana) e dessas, seis estão em andamento na região. Machado disse também que no Morro da Cruz 460 famílias foram cadastradas para o recebimento de caixas d’água e até a véspera da plenária do OP, 343 haviam sido entregues.
O secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, também apresentou as ações da sua área. “O Orçamento Participativo é um importante espaço de debates e apresentação de demandas e propostas. Com relação à saúde, temos 11 unidades com atendimento pleno para a população e equipes completas”. Sparta destacou que dessas 11 unidades de saúde, duas passarão por ampliação com recursos do BID: US Maria da Conceição e US Santo Alfredo.
A região, que tem intensa vida cultural, teve na fala da conselheira Juçara Bitencourt Pires o apelo para a retomada da cultura que, em razão da pandemia do coronavírus, sofreu prejuízos. A cantora e compositora Negra Jaque, que fez apresentação cultural no início da plenária, ressaltou que todos devem olhar para a cultura. “Cultura é cidadania. Hip hop é cidadania. Poder público e comunidade devem caminhar juntos”, destacou a criadora e coordenadora do Galpão Cultural Casa de Hip Hop no Morro da Cruz.
A plenária teve 401 participantes inscritos. Foi apresentada uma chapa de consenso para representar a região no Conselho do OP (COP). Foram eleitos por aclamação Laudi Caselani e Juçara Bitencourt Pires, como primeiro e segundo titulares, respectivamente, e Maria Elisabete Marques Bones e Iracema Moreira como suplentes.
A Região 7 – Partenon é composta pelos bairros Cel. Aparício Borges, Partenon, Santo Antônio, São José e Vila João Pessoa.
Nesta quinta-feira, 1º, às 19h, acontecerá a assembleia da Região Glória no Ginásio do Colégio Marista Assunção, rua Dom Bosco, 103, bairro de mesmo nome.
Leia também:
Habitação é prioridade na assembleia da Região Cristal
Região Extremo Sul registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Parada Segura no transporte coletivo é prioridade da segunda assembleia temática do OP
Temática Educação, Esporte e Lazer abre a rodada de assembleias do Orçamento Participativo
Rodada de assembleias do Orçamento Participativo começa nesta segunda
Descentralização da cultura é prioridade em temática do OP
Tecnologia acelera plenárias do Orçamento Participativo
Assembleia Temática elege chapa única por aclamação
Regularização fundiária é prioridade em assembleia sobre habitação do OP
Regularização fundiária é prioridade em assembleia sobre habitação do OP
Saúde encerra ciclo de assembleias temáticas do OP
Centro abre as assembleias regionais do Orçamento Participativo
Assembleia do OP da Região Ilhas elege pavimentação como prioridade de investimentos
Assembleia da Região Nordeste do Orçamento Participativo registra 514 credenciamentos
Assembleia do OP da Região Cruzeiro recebe reivindicações dos moradores
Saúde é prioridade na assembleia da Região Humaitá/Navegantes
Orçamento Participativo: assembleia da Restinga registra 961 credenciamentos
Assembleia da Região Norte do Orçamento Participativo registra 584 inscritos
Lissandra Mendonça