Defesa Civil registra mais de 4 mil resgates em Porto Alegre

05/05/2024 13:40

A Defesa Civil de Porto Alegre participou de mais de 4 mil resgates entre a sexta-feira, 3, e este domingo, 5. O órgão recebeu 1,6 mil ocorrências no período. Os atendimentos ocorrem de forma integrada com o Corpo de Bombeiros (CBM/RS), Exército Brasileiro e voluntários.

Após atingir pico de 5,35 metros no Cais Mauá, o nível do Guaíba oscila entre períodos de elevação e estabilidade. Os dados permanecem sob acompanhamento do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA).

Com√©rcio -¬†Prefeitura, Sindilojas Porto Alegre, CDL Porto Alegre, ACPA, Sindha e Sindec sugerem que os estabelecimentos comerciais permane√ßam fechados at√© a ter√ßa-feira, 7, nos bairros afetados pela enchente. A Guarda Municipal faz rondas de barco no Centro Hist√≥rico e 4¬ļ Distrito.

Acolhimento -¬†O Teatro Renascen√ßa, na avenida Erico Verissimo, 307, √© o ponto de refer√™ncia para abrigo tempor√°rio em Porto Alegre. O local oferece atendimento de sa√ļde, alimenta√ß√£o e encaminhamento - seja √† casa de amigos, familiares ou √†s mais de 50 estruturas de prote√ß√£o da prefeitura e entidades parceiras.

Abastecimento -¬†O Departamento Municipal de √Āgua e Esgotos (Dmae) pede que a popula√ß√£o economize √°gua. Quatro das seis esta√ß√Ķes de tratamento de √°gua permanecem desligadas por inunda√ß√£o e/ou falta de energia el√©trica. Hospitais e abrigos provis√≥rios s√£o abastecidos com caminh√Ķes-pipa neste domingo.

Mobilidade - A Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC) tem 87 ocorr√™ncias em aberto, sendo 60 bloqueios totais e 13 bloqueios parciais de vias. O √≥rg√£o pede que as pessoas fiquem em casa, evitando vias como a Assis Brasil, √ļnica alternativa para resgate de pessoas que ainda est√£o ilhadas.

Doa√ß√Ķes - Para¬†ajudar as v√≠timas da enchente clique aqui.¬†

Prefeitura encerra cadastro de volunt√°rios ap√≥s 15 mil inscri√ß√Ķes
Prefeitura divulga conta corrente para doa√ß√Ķes internacionais
Prefeitura abre sete novos abrigos para acolher população impactada pela cheia