EGP Biblioteca

LogoBiblioteca - transparente.png

 

Horário de atendimento: Manhã: 8h30min às 12h   

                                                          Tarde: 13h às 17h30                                   

Endereço: Rua Siqueira Campo, 1300 - 14º andar - Sala I

Telefone: 3289-1019

E-mail: smapbiblioteca@portoalegre.rs.gov.br

Instagram: @egp_pmpa 

Equipe Técnica: Gicele Farias Gomes – Bibliotecária 

                                     Fernando Telles de Paula – Bibliotecário

 

BIBLIOTECA DA EGP

Inaugurada em 28/09/2012, a Biblioteca da Escola de Gestão Pública (EGP), da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP), da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), tem como objetivo dar suporte técnico aos cursos oferecidos pela Escola de Gestão e suprir as necessidades informacionais dos servidores, residentes técnicos e estagiários da PMPA.

Acervo: especializado em Gestão e Gestão Pública, obras sobre a cidade de Porto Alegre e PMPA, Educação, Literatura Brasileira, Sul-Rio-Grandense e Estrangeira, Psicologia, Filosofia, Sociologia, Política, História, Geografia, Biografias, entre outras.

Serviços: empréstimo de acervo, orientação ao usuário na busca da informação, ações culturais de incentivo à leitura, revisão das normas de formatação, referências bibliográficas e ficha catalográfica das publicações da EGP. 

Consulta ao acervo: http://pergamum.procempa.com.br/biblioteca/index.php

 

DÚVIDAS FREQUENTES

Como faço empréstimo de acervo na Biblioteca?

Para empréstimos basta apresentar o Crachá de Identificação Funcional e fornecer informações para o cadastro na Biblioteca

Quem pode fazer o cadastro?

Servidores, estagiários e residentes técnicos da PMPA

Como consultar o acervo?

Através do catálogo on-line da rede de bibliotecas da PMPA

Qual o prazo de devolução?

O empréstimo é de 15 dias podendo ser renovado

Se esquecer de devolver a obra, qual o valor da multa?

A biblioteca não cobra multa por atraso

Posso doar livros para a biblioteca?

A biblioteca aceita doação de obras de Gestão, Gestão Pública e Educação atualizadas e obras de Literatura.

Posso usar a biblioteca para estudo e pesquisa?

A biblioteca dispõe de espaço para estudo e leitura e computador para pesquisa, não é necessário agendar.

DICA DO DIA

Edição dezembro/2023

EGP economia solidária.jpg

Biblioteca da EGP apresenta a Dica do Dia: 15 de dezembro – Dia Nacional da Economia Solidária

O Dia Nacional da Economia Solidária é comemorado no dia 15 de dezembro em todo o território nacional. Economia solidária é um jeito diferente de produzir, vender e comprar. Enquanto na economia convencional existe a separação entre os donos do negócio e os empregados, na economia solidária os próprios trabalhadores também são donos. São eles quem tomam as decisões de como tocar o negócio, dividir o trabalho e repartir os resultados. (Fonte: Agência Câmara de Notícias)

Administração pública, gestão social e economia solidária: avanços e desafios, de Marco Aurélio Marques Ferreira, Magnus Luiz Emmendoerfer, Rodrigo Gava (Organizadores).

Este livro é um importante marco para os estudos de Gestão Pública e Social no Brasil. A coletânea foi composta essencialmente por trabalhos expostos e debatidos pelos conferencistas convidados para o evento bem como pelos artigos que se destacaram em qualidade e inovação durante a mostra científica do II Encontro Mineiro de Administração Pública, Economia Solidária e Gestão Social, organizado pela Universidade Federal de Viçosa. A organização do livro leva o leitor a uma primeira parte, que trata de experiências de Administração Pública, à segunda, que trata de conceituações, historicidades e experiências de práticas e formas organizadas de Gestão Social, e à terceira, que trata de Economia Solidária.

(A obra está disponível para empréstimo)

Acompanhe nossas publicações também no Instagram: https://www.instagram.com/egp_pmpa/

Edição janeiro/2024

EGP - CARD DICA DO DIA JAN 24.jpg

Biblioteca da EGP apresenta a Dica do Dia:15 de janeiro – Dia Mundial do Compositor

Mesmo que às vezes possa até não ser lembrado pelo público, todos sabem da importância do compositor e que sem ele não haveria música. Por isso, no dia 15 de janeiro comemora-se o Dia do Compositor, uma forma especial de lembrar desses artistas que fazem toda a diferença no dia-a-dia e na vida de tantas pessoas.

Capazes de criar canções que animam, alegram e emocionam, os compositores tiveram um dia especial em 15 de janeiro de 1945, no México. O dia foi escolhido por comemorar também a fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM). Porém a data se tornou oficial no mundo inteiro em 1983, tornando-se o Dia Mundial do Compositor.

Ainda estou vivo: uma autobiografia, de Phil Collins.

Na autobiografia Ainda estou vivo, Collins narra, de maneira sincera e espirituosa, a história de sua extraordinária carreira, desde a época de ator infantil, passando por sua ascensão no Genesis até seu triunfo como um dos mais bem-sucedidos compositores da era pop. Nas páginas deste livro os leitores poderão conhecer as histórias por trás de suas canções e turnês, projetos e crises pessoais, sucessos nos topos das paradas e destaques nas manchetes dos infames tabloides. Neste livro, Phil Collins se apresenta como você sempre o viu, mas como nunca o ouviu antes.

Sobre o autor:

Philip David Charles Collins nasceu em Londres em 1951. É cantor, ator, baterista, compositor, produtor e fez parte das bandas Flaming Youth, Genesis e Brand X. Também escreveu “The Alamo and Beyond: a collector 's journey”. Phil Collins nasceu no dia 30 de janeiro de 1951 na Inglaterra. Iniciou sua carreira artística participando de vários grupos como baterista, inclusive na banda Genesis, onde posteriormente se destacou como um dos mais importantes vocalistas da música contemporânea. O primeiro trabalho de Phil Collins como vocalista do Genesis foi “A Trick Of The Tail” e marcou o início de uma curta jornada de sucesso do grupo.

(A obra está disponível para empréstimo)

Acompanhe nossas publicações também no Instagram: https://www.instagram.com/egp_pmpa/

NOVAS AQUISIÇÕES

Dezembro/2023

BIERMANN, Lourenço Juarez. Estudo da história do direito através de textos. Santiago: Palotti, 2015.

BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Estatuto da Cidade: guia para implementação pelos municípios e cidadãos. Brasília: Centro de Documentação e Informação, 2001.

KLEIN, Egon Carli. Xadrez: a guerra mágica. Canoas, RS: Ed. ULBRA, 2003.

LEI de Licitações e Contratos Administrativos: lei nº 14.133/2021, incluindo legislação complementar correlata. 7. edição. Curitiba: Zênite, 2023.

MEZZADRI, Marco. O italiano essencial. 3. edição. Perúgia, Itália: Guerra Edizioni, 2007.

MORAES, Aldovan de Oliveira; ANTON, Flávio José. Mapa da irregularidade fundiária de Porto Alegre. 2. edição. Porto Alegre: DEMHAB, 2000.

OS CAMINHOS do lixo da origem ao destino final: experiência popular de gerenciamento integrado em Porto Alegre/RS. Porto Alegre: DMLU, [1993].

PHILLIPS, Christopher. Sócrates café: o delicioso sabor da filosofia! Porto Alegre: CDG, 2015.

PORTO ALEGRE (RS). Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Cadastro fotográfico da vegetação de Porto Alegre. Porto Alegre: SMAM, 2011.

STOKER, Bram. Drácula. Porto Alegre: L&PM, 2011. 246 páginas (L&PM Pocket ; 85).

 

Janeiro 2024

DINIS, Júlio. As pupilas do senhor reitor. Belo Horizonte: Itatiaia, 1970.

FERRAZ Junior, Tercio Sampaio. Introdução ao estudo do direito: técnica, decisão, dominação. 4. edição revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2003.

FORD, Debbie. Como entender o efeito sombra em sua vida: por que pessoas boas fazem coisas ruins. São Paulo: Cultrix, 2010.

PORTO ALEGRE (RS). Secretaria Municipal da Cultura. Coordenação da Memória Cultural. Paço dos Açorianos: orientações para conservação. Porto Alegre: Letra & vida, 2012.

POZENATO, José Clemente. O quatrilho. 9. edição. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1995.

REEDUCAÇÃO alimentar: dicas e receitas que vão proporcionar mais equilíbrio e saúde para sua vida. Bauru, SP: Alto Astral, 2019.

BOLETIM

Edição dezembro/2023

BoletimBiblioteca_dez2023 (9).png

Os 5 livros mais emprestados na Biblioteca em 2023!

Nesta edição, conheça o Top 5 – Os livros mais emprestados em 2023. Nesta lista, que foi gerada através do levantamento estatístico do Sistema Pergamum, apresentamos obras que abrangem os mais variados assuntos como neurolinguística, educação e tecnologia, viagens, romance e psicologia, com destaque, em 1º lugar, a obra PNL: Guia Essencial: Administre seus pensamentos e motivações em direção a seus objetivos, de Tom Hoobyar. A proposta é compartilhar com os nossos leitores a diversidade dos assuntos na procura de livros para empréstimo, e, principalmente, o incentivo à leitura!

Boa leitura!

 

Top 5 – Os livros mais emprestados em 2023

1. PNL: Guia Essencial: Administre seus pensamentos e motivações em direção a seus objetivos]

Autor: Tom Hoobyar

Sinopse: Esta obra é um guia amigável, escrito por três mestres instrutores experientes da PNL, leva o leitor por uma jornada pessoal usando e aplicando a PNL na vida diária. Com histórias reais, você experimentará as estratégias necessárias para conseguir resultados específicos nos negócios e na vida.

Trecho da obra:

"Quando você aplica os conceitos e técnicas da PNL, está tomando a iniciativa. Está decidindo, por si mesmo, como deseja reagir aos eventos em sua vida. Nessa atividade, você pegou as sensações de facilidade, fluxo e confiança de uma experiência passada e anexou-as a uma situação futura na qual poderia sentir desconforto. Esse é um processo que você pode fazer para quantos eventos futuros diferentes desejar, com quantos tipos diferentes de sensações quiser.” (p.7)

Biografia do autor:

Tom Hoobyar é mestre em PNL, engenheiro e CEO de alta tecnologia, usou suas habilidades de PNL e experiência de vida para ajudar pessoas e negócios a se desenvolverem. Ele tem 37 patentes na indústria de biotecnologia, inclusive a válvula original do Diafragma Radial, como CEO fundador e estrategista de marketing da ASEPCO, Inc. Fundou o NLP Café e o grupo internacional de estudo NLP Alumni. Comandou programas avançados em PNL por 15 anos e fez parte da diretoria da NLP Comprehensive, uma líder mundial em treinamento em PNL.

 

2. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia

Autor: Andrea Filatro

Sinopse: A educação convencional, que se realiza com alunos e professores reunidos em um mesmo espaço e tempo, pode ser reforçada por outra, a exercer-se em ambientes digitais de aprendizagem. Esta obra não apenas propõe opções criativas de aplicação do design instrucional no âmbito do que já se tem, ela engloba também a dimensão andragógica, relacionada com as condições inerentes à aprendizagem de adultos.

 

3. Expresso para a Índia

Autor: Airton Ortiz

Sinopse: A Índia desperta os mais diferentes sentimentos: curiosidade, estranheza, fascínio. E foi o fascínio que sente desde a infância por essa terra de contrastes que levou o jornalista Airton Ortiz a embarcar em uma viagem de trem pelo país ao longo de quase 7 mil quilômetros. Nesta edição da coleção Viagens Radicais, em Expresso para a Índia, Ortiz, como de costume, deixa de lado as atrações mais famosas e procuradas pelos turistas e se embrenha em recantos pouco conhecidos, nos brindando com belezas arquitetônicas de tirar o fôlego, comidas exuberantes e histórias incríveis de um povo simples e hospitaleiro.

 

4. Temperamento forte e bipolaridade: dominando os altos e baixos do humor

Autor: Diogo Lara

Sinopse: Este livro mostra a influência do temperamento e do humor em nossa vida, ajudando a reconhecer e resolver as situações em que o humor desafina, sai do tom. Serve ainda como um alerta aos diagnósticos de depressão, ansiedade e déficit de atenção (DDA), confundidos com a bipolaridade leve, e ao uso excessivo de antidepressivos e psicoestimulantes, tão prescritos atualmente. E também questiona nosso estilo de sociedade, que oferece cada vez mais estímulos e novidades e menos limites.

 

5. O menino do pijama listrado

Autor: John Boyne

Sinopse: Um retrato emocionante de um dos períodos mais tristes da humanidade: a visão de uma criança sobre a Segunda Guerra Mundial e os campos de concentração em que os nazistas exterminaram os judeus. Bruno é filho de um oficial nazista que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança de 9 anos. Explorando o local ele conhece Shmuel, um garoto da mesma idade que vive do outro lado de uma cerca eletrificada, sempre vestindo um pijama listrado. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.

 

Glossário administrativo

Termo: Managerial grid

Descrição: “A grade gerencial é uma abordagem sobre a liderança que se baseia na suposição de que, na maioria dos líderes, existe uma falsa dicotomia entre a preocupação com a produção e a preocupação com as pessoas. Blake e Mouton criaram uma grade gerencial para mostrar que a preocupação com a produção e a preocupação com as pessoas são aspectos complementares e não mutuamente exclusivos. Para ambos, os líderes devem unir essas duas preocupações para conseguir resultados eficazes das pessoas.” (p.100)

Este termo você encontra no livro disponível para empréstimo na biblioteca: CHIAVENATO, Idalberto e MATOS, Francisco Gomes de. Visão e ação estratégica: os caminhos da competitividade. 3.edição. Revista e atualizada. Barueri, SP: Manole, 2009.

 

Acompanhe nossas publicações também no Instagram: https://www.instagram.com/egp_pmpa/

Em nosso acervo, você encontra: livros especializados em gestão e gestão pública, livros de psicologia, sociologia, educação, bibliografias sobre Porto Alegre, literatura nacional, estrangeira e infantojuvenil, DVDs e CDs, livros em Braille e audiobooks (Novidade!).

A Biblioteca da EGP/SMAP agradece aos doadores de livros por colaborarem com o crescimento de nosso acervo.

ATENÇÃO! Todos os livros descritos nesta edição estão disponíveis para empréstimo. Os interessados devem entrar em contato com a Biblioteca pelo telefone 3289-1019 ou pelo e-mail smapbiblioteca@portoalegre.rs.gov.br.

Edição janeiro/2024

EGP - BOLETIM JAN. 2024.jpg

Iniciando o ano com energia renovada!

O início de um novo ano é sempre um momento propício para reflexões e resoluções de mudanças positivas em nossas vidas. Entre as metas mais comuns, a busca por uma vida mais saudável, equilibrada e organizada se destaca.

Nesse contexto, a Biblioteca traz uma seleção de livros inspiradores para começar 2024 com muita energia e bem-estar: Atenção plena: mindfulness, Os 100 segredos das pessoas saudáveis e A mágica da arrumação, e uma sugestão muito especial: o podcast 10 formas de viver melhor, além das obras que entraram para o acervo este mês.

Boa leitura!

 

Obra em destaque

Atenção plena: mindfulness

Autor: Padraig O’Morain

Sinopse: O livro traz diversas sugestões de como você pode diminuir o ritmo, mudar o foco e praticar mindfulness sem ter que mudar sua rotina e reservar um momento específico para isso. O resultado: você mais calmo e menos estressado no trabalho, em casa, no seu papel de pai ou mãe ou nos seus relacionamentos pessoais. São dicas e exercícios práticos e breves que não vão tomar seu tempo, mas vão mudar sua vida e ajudá-lo a: controlar o que você come; ficar focado durante reuniões de trabalho; resolver problemas de insônia; diminuir a ansiedade; relaxar durante viagens; melhorar seus relacionamentos pessoais e profissionais.

 

Trecho da obra:

Faça uma pausa para reparar na respiração, na postura, nos sons do ambiente e outra vez na respiração. Pratique essa “revista” rápida, agora e novamente ao longo do dia. O exercício não demora muito, e é capaz de levar você diretamente, das preocupações e aborrecimentos do dia-a-dia, para o contato com o momento presente. Além disso, favorece a presença de espírito nas atividades de rotina.” (p.128)

 

Biografia do autor:

Padraig O’Morain é psicoterapeuta, pratica mindfulness – a atenção plena – há mais de vinte e cinco anos. Durante esse tempo, treinou nessa especialidade muitas pessoas de diversas áreas de atuação, de contadores a equipes de resgate, tanto na Irlanda quanto no Reino Unido. Semanalmente, escreve uma coluna para o The Irish Times e já publicou livros de não ficção e poesia.

 

Obras relacionadas:

Título: Os 100 segredos das pessoas saudáveis

Autor: David Niven

Título: A mágica da arrumação

Autor: AZEVEDO, Luiz Maurício

 

Glossário administrativo

Termo: Troughput

Descrição: É um conceito bastante empregado na ciência da computação e na engenharia de produção. Ambas a empregam para a mesma finalidade: indicar quantidade de resultados ou saídas geradas por um período. Na gestão de processos, é a quantidade de transações de negócio realizadas em um período de tempo. Tem como definição, também, saídas geradas por um ambiente de produção – por exemplo, de um software – em um período de tempo. (p.100)

Este termo você encontra no livro disponível para empréstimo na biblioteca: DE SORDI, José Osvaldo. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. 5. edição. São Paulo: Saraiva, 2018.

 

Sugestão especial

Algumas sugestões para o ano que se inicia:

  • Os livros têm o poder de transformar perspectivas e impulsionar mudanças significativas em nossas vidas.
  • Escolher leituras que abordem temas como autodesenvolvimento, motivação e bem-estar pode ser um grande impulso para iniciar uma jornada de mudança.
  • Considere incorporar a atividade física à sua rotina diária.
  • Não é necessário adotar uma abordagem extrema; começar com pequenos passos é fundamental.
  • Uma vida organizada é um pilar fundamental para alcançar o equilíbrio.
  • Utilize ferramentas como agendas, aplicativos de gerenciamento de tempo e técnicas de organização para otimizar suas tarefas diárias.

10 Formas de Viver Melhor – Podcast de Sheila de Oliveira

Além das recomendações literárias, gostaríamos de destacar o podcast10 Formas de Viver Melhor". A biblioteca convida você a reservar um momento para mergulhar nesse podcast e absorver as palavras inspiradoras que podem acrescer e até gerar mudanças significativas em sua vida.

Podcast 10 Formas de Viver Melhor – de Sheila de Oliveira

  • É importante pra você ter uma vida melhor?
  • Todos nós queremos ter uma vida plena e feliz, não é mesmo?
  • Mas o que isso significa exatamente pra você?
  • Como podemos alcançar esse estado de bem-estar emocional, satisfação pessoal?

     https://sheiladeoliveira.com.br/podcast/podcast-10-formas-de-viver-melhor/

 

Sheila de Oliveira é profissional de Desenvolvimento Humano há mais de 15 anos. Tornou-se referência em mentoria de carreira e em autoconhecimento, saúde emocional e psicoterapia. É psicóloga pela PUC-Minas, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, Psicologia Positiva e Mindfulness; MBA em gestão estratégica de pessoas pela faculdade Pitágoras; Master Coach pelo Instituto Maurício Sampaio; Advanced Coach pela Abracoaching; Master em Programação Neurolinguística pelo Instituto Potencial e Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE.

 

Acompanhe nossas publicações também no Instagram: https://www.instagram.com/egp_pmpa/

Em nosso acervo, você encontra: livros especializados em gestão e gestão pública, livros de psicologia, sociologia, educação, bibliografias sobre Porto Alegre, literatura nacional, estrangeira e infantojuvenil, DVDs e CDs, livros em Braille e audiobooks (Novidade!).

A Biblioteca da EGP/SMAP agradece aos doadores de livros por colaborarem com o crescimento de nosso acervo.

ATENÇÃO! Todos os livros descritos nesta edição estão disponíveis para empréstimo. Os interessados devem entrar em contato com a Biblioteca pelo telefone 3289-1019 ou pelo e-mail smapbiblioteca@portoalegre.rs.gov.br.

 

NOTÍCIAS

Doação de livro infantojuvenil pela autora servidora Caroline Gonçalves Chaves 

DIAÇÃO DE LIVRO INFANTO-JUVENIL.PNG.jpeg  

Em visita à Biblioteca da EGP,  no incicio de novembro de 2023, a servidora Caroline Gonçalves Chaves fez a doação de mais um livro de sua autoria: “Inverno, Verão e Livros, a história de Martina e Miguel”. Já em outubro de 2021, Caroline havia doado a obra infantil “Dorminhoca”, por ocasião das comemorações do Dia da Criança e Dia do Servidor Público.

Inverno, Verão e Livros conta a história de Martina e Miguel, dois jovens que têm uma bela amizade desde crianças. Apesar de terem personalidades diferentes, se unem pelo amor incondicional que têm pelos livros. Esse relacionamento acaba por transformar-se em um envolvimento maior, pois os sentimentos de ambos crescem tanto que já não cabem mais numa simples amizade.

A porto-alegrense Caroline Gonçalves Chaves é pedagoga, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), também pela UFRGS, e acaba de concluir a especialização em Educação Infantil: Perspectivas Contemporâneas, pela Unioeste-PR. É servidora pública da prefeitura de Porto Alegre desde 2012, quando assumiu como assistente administrativo, lotada no Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB), na Diretoria de Patrimônio Imobiliário (DPI). Atua desde 2022 como coordenadora da Coordenação de Contrato Imobiliário (CCI). Contudo, Caroline ingressará em breve na Secretaria Municipal de Educação (SMED), como professora de Educação Infantil, admitida no último concurso da Prefeitura para ingresso de profissionais da Educação (2023).

👉 O livro encontra-se disponível para empréstimo.

Biblioteca da EGP recebe a doação de 56 livros especializados em Gestão e Marketing

WhatsApp Image 2024-01-22 at 11.20.22.jpeg

A Biblioteca da EGP recebeu, nesta manhã, dia 22/01, a doação de 56 livros de Gestão e Marketing do professor Dr. Filipe Campelo Xavier da Costa. Filipe é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS).
A biblioteca aumenta o seu acervo de 1200 para 1256 livros especializados na área de administração e gestão pública.
"Esta doação de livros contribui para a aprendizagem e conhecimento de nossos servidores e ajuda a qualificar o acervo da biblioteca", destaca a coodenadora da Biblioteca da EGP, Gicele Gomes.