EGP Biblioteca

LogoBiblioteca - transparente.png

 

Horário de atendimento: Manhã: 8h30min às 12h   

                                                          Tarde: 13h às 17h30                                   

Endereço: Rua Siqueira Campo, 1300 - 7º andar - Sala 750

Telefone: 3289-1019

E-mail: smapbiblioteca@portoalegre.rs.gov.br

Equipe Técnica: Gicele Farias Gomes – Bibliotecária 

                                     Fernando Telles de Paula – Bibliotecário

Acesse também a Carta de Serviços

 

Sobre a Biblioteca

Inaugurada em 28/09/2012, a Biblioteca da Escola de Gestão Pública (EGP), da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP), da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), tem como objetivo dar suporte técnico aos cursos oferecidos pela Escola de Gestão e suprir as necessidades informacionais dos servidores, residentes técnicos e estagiários da PMPA.

Acervo: especializado em Gestão e Gestão Pública, obras sobre a cidade de Porto Alegre e PMPA, Educação, Literatura Brasileira, Sul-Rio-Grandense e Estrangeira, Psicologia, Filosofia, Sociologia, Política, História, Geografia, Biografias, entre outras.

Serviços: empréstimo de acervo, orientação ao usuário na busca da informação, ações culturais de incentivo à leitura, revisão das normas de formatação, referências bibliográficas e ficha catalográfica das publicações da EGP. 

Consulta ao acervo: http://pergamum.procempa.com.br/biblioteca/index.php

 

COMO FAZER UMA PESQUISA BÁSICA NO CATÁLOGO ON-LINE

Para realizar uma pesquisa básica em nosso catálogo execute os seguintes passos:


1) Acesse o catálogo da biblioteca clicando no link Consulta ao Acervo;

2) Na tela principal do sistema, clique sobre a caixa de Pesquisa Geral;

3) Selecione a Unidade de Informação Biblioteca da EGP/SMAP;

4) Digite na caixa de texto a palavra chave desejada (autor, título ou assunto) e clique em pesquisar;

5) Outra forma possível: fazer a pesquisa e, após, refinar a Unidade de Informação na caixa à esquerda da tela;

6) Anote o número de chamada para localizar o documento no acervo

DÚVIDAS FREQUENTES

Como faço empréstimo de acervo na Biblioteca?

Para empréstimos basta apresentar o Crachá de Identificação Funcional e fornecer informações para o cadastro na Biblioteca

Quem pode fazer o cadastro?

Servidores, estagiários e residentes técnicos da PMPA

Como consultar o acervo?

Através do catálogo on-line da rede de bibliotecas da PMPA

Qual o prazo de devolução?

O empréstimo é de 15 dias podendo ser renovado

Se esquecer de devolver a obra, qual o valor da multa?

A biblioteca não cobra multa por atraso

Posso doar livros para a biblioteca?

A biblioteca aceita doação de obras de Gestão, Gestão Pública e Educação atualizadas e obras de Literatura.

Posso usar a biblioteca para estudo e pesquisa?

A biblioteca dispõe de espaço para estudo e leitura e computador para pesquisa, não é necessário agendar.

DICA DO DIA

Janeiro/2024

Biblioteca da EGP apresenta a Dica do Dia:15 de janeiro – Dia Mundial do Compositor

Mesmo que às vezes possa até não ser lembrado pelo público, todos sabem da importância do compositor e que sem ele não haveria música. Por isso, no dia 15 de janeiro comemora-se o Dia do Compositor, uma forma especial de lembrar desses artistas que fazem toda a diferença no dia-a-dia e na vida de tantas pessoas.

Capazes de criar canções que animam, alegram e emocionam, os compositores tiveram um dia especial em 15 de janeiro de 1945, no México. O dia foi escolhido por comemorar também a fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM). Porém a data se tornou oficial no mundo inteiro em 1983, tornando-se o Dia Mundial do Compositor.

Ainda estou vivo: uma autobiografia, de Phil Collins.

Na autobiografia Ainda estou vivo, Collins narra, de maneira sincera e espirituosa, a história de sua extraordinária carreira, desde a época de ator infantil, passando por sua ascensão no Genesis até seu triunfo como um dos mais bem-sucedidos compositores da era pop. Nas páginas deste livro os leitores poderão conhecer as histórias por trás de suas canções e turnês, projetos e crises pessoais, sucessos nos topos das paradas e destaques nas manchetes dos infames tabloides. Neste livro, Phil Collins se apresenta como você sempre o viu, mas como nunca o ouviu antes.

Sobre o autor:

Philip David Charles Collins nasceu em Londres em 1951. É cantor, ator, baterista, compositor, produtor e fez parte das bandas Flaming Youth, Genesis e Brand X. Também escreveu “The Alamo and Beyond: a collector 's journey”. Phil Collins nasceu no dia 30 de janeiro de 1951 na Inglaterra. Iniciou sua carreira artística participando de vários grupos como baterista, inclusive na banda Genesis, onde posteriormente se destacou como um dos mais importantes vocalistas da música contemporânea. O primeiro trabalho de Phil Collins como vocalista do Genesis foi “A Trick Of The Tail” e marcou o início de uma curta jornada de sucesso do grupo.

(A obra está disponível para empréstimo)

Fevereiro 2024

Biblioteca da EGP apresenta a Dica do Dia: 29 de fevereiro – Dia Mundial de Conscientização sobre LER/DORT

O Dia Mundial de Conscientização sobre LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) é 29 de fevereiro (28 de fevereiro nos anos não bissextos). Por ser o único dia não repetitivo do ano, é a data ideal para se dedicar à conscientização sobre lesões por esforço repetitivo. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de alertar a população e chamar a atenção das autoridades a respeito da importância de adotar cuidados e medidas preventivas contra lesões associadas à repetição de movimentos.

 

Obra:

Segurança do trabalho e saúde ocupacional, de Míria Elisabete Bairros de Camargo.

Nesta obra a autora nos traz um histórico da relação de saúde e trabalho e nos faz refletir sobre uma das grandes questões da Saúde Pública deste século, que abrange diferentes áreas do conhecimento, seja no campo da atuação dos profissionais e serviços de saúde ou fora deles: os modos como o trabalho afeta a vida e a saúde das pessoas. É neste contexto que o livro aborda, em 10 capítulos, conteúdos referentes à saúde do trabalhador, sendo o capítulo 6 dedicado às doenças ocupacionais, como LER/DORT.

Sobre a autora:

Míria Elisabete Bairros de Camargo é graduada em Enfermagem, possui Especialização em Ciência da Saúde da Família, Gestão em Saúde, Saúde Coletiva e Mestrado em Educação. Professora da ULBRA no curso Técnico de Enfermagem; coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem de 2003 a 2007; professora do curso de Gestão dos Serviços Hospitalares de 2004 a 2009; professora do Curso de Enfermagem (estágio curricular a partir de 2008 - pós-graduação em Estratégia de Saúde da Família (ULBRA). É funcionária pública concursada desde 1985 da Secretaria Municipal da Saúde de Canoas. Foi Diretora de Políticas Públicas e Ações de Saúde na SMS/Canoas.

Obra relacionada:

Segurança, saúde e ergonomia, de Marta Cristina Wachowicz.

Este livro aborda questões pertinentes à segurança e à saúde no trabalho, além de delinear as ações ergonômicas que contribuem para isso. Dessa forma, a autora pretende oferecer subsídios para intervenções no ambiente profissional.

(As obras estão disponíveis para empréstimo)

Março 2024

Feliz aniversário, Porto Alegre!

26 de março 

Hoje a Dica do Dia comemora com livros o aniversário de nossa cidade: 

Porto Alegre, roteiro da paixão, de Luiz de Miranda.

Publicada em 1985, a obra é um marco na trajetória do poeta como protagonista ilustre de Porto Alegre. A cidade, através de sua poesia e impressões, transforma-se numa territorialidade que permite aos seus passantes uma migração em direção ao Outro. Em determinado trecho do livro ele faz esta reflexão: “Cidade como transitar sem me perder?”. Ao poetizar embebido em sentidos, Miranda acaba experimentando a “solidão das outras pessoas” e traduzindo a “solidão de milhões de brasileiros”, segundo Ferreira Gullar. Em Porto Alegre, roteiro da paixão existe um verso que merece muita atenção: “Cidade/deixa eu riscar/teu nome no plano da minha mão”.

 

Porto Alegre de todos os tempos, de Paulo Palombo Pruss.

A obra, lançada em 2017, é um passeio por Porto Alegre e seus personagens. O autor, pesquisador e criador do perfil Porto Alegre Personagens, de grande sucesso no Facebook, buscou fatos e detalhes que são pouco conhecidos do público, obtidos, também, por meio da colaboração de seus milhares de leitores nas redes sociais. O livro reúne 22 histórias sobre pessoas no século XX e lugares que marcaram época na capital gaúcha.

 

Pensando Porto Alegre: reflexões sobre a cultura da cidade, de Ana Maria Albani de Carvalho et al. (organizadores)

Os artigos reunidos nesta obra trazem uma reflexão sobre a cidade dentro da sua diversidade e riqueza de suas expressões culturais e artísticas. Esse esforço necessita indagar acerca de suas ações artísticas e políticas culturais, já que o próprio tecido urbano é também feito de nossos sonhos e simbolismos, desejos e representações, vasto patrimônio imaterial que só pode ser preservado por meio da arte e da cultura.

 

Museu de percurso do negro em Porto Alegre, de Jeanice Dias Ramos et al. (organizadores)

O livro traz informações específicas do projeto Museu de percurso do negro em Porto Alegre e ilustra com muita competência as marcas, espaços e territórios que são referenciados como de identidade do Povo Negro. Descortina, em um passeio pelo centro da cidade, pontos simbólicos que, transferidos da obscuridade para o conhecimento geral da sociedade, evidenciam o restabelecimento da memória da etnia negra na formação do município por meio da cultura material. Nos marcos que fazem parte desta produção, a Comunidade Negra começa a enxergar a materialização da sua história e se sentir integrada ao contexto social e cultural da cidade que ela também ajudou a construir.

(As obras estão disponíveis para empréstimo) 

Abril 2024

Biblioteca da EGP apresenta a Dica do Dia Mês:

Abril Verde: prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

Em Abril a Dica do Dia muda seu nome para se engajar no Movimento Abril Verde, que acontece durante todo o mês. O Abril Verde é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. O movimento surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.

O objetivo do Movimento é sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, busca-se chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis. 

Entre 2012 e 2022, foram registradas mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT) e 25.492 trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho – SmartLab, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). (*)

 

Obra sugerida: Segurança do trabalho: guia prático e didático, de Paulo Roberto Barsano e Rildo Pereira Barbosa.

Valioso para todos os profissionais envolvidos com a segurança do trabalho e suas tecnologias, de fácil leitura e compreensão, com ilustrações que estimulam a leitura, este livro apresenta os conceitos referentes aos agentes e riscos ocupacionais, legislação e equipamentos de proteção individual atualizados. Trata também das doenças em razão do trabalho, bem como seus agentes causadores, sintomas e formas de prevenção. Traz os conceitos e fundamentos da insalubridade e periculosidade e aborda temas como ergonomia no trabalho, proteção contra incêndios, primeiros socorros, questão ambiental e seus impactos, qualidade de vida, ginástica laboral, programas de treinamento e a sua importância para a organização.

 

Trecho da obra: No ambiente de trabalho é preciso encontrar condições que proporcionem o máximo de proteção e também satisfação. Essa combinação resulta em um aumento significativo da produtividade, melhoria na qualidade dos serviços, redução do índice de absenteísmo e diminuição drástica das doenças e dos acidentes do trabalho. (p. 47)

(A obra está disponível para empréstimo)

 

(*) Fonte:

1. https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/comunicacao/noticias/noticias/2023/abril/conscientizacao-sobre-a-importancia-da-sst-marca-o-movimento-abril-verde#:~:text=O%20movimento%20surgiu%20como%20uma,no%20dia%2028%20de%20abril  

2. https://smartlabbr.org/sst.

 

NOVAS AQUISIÇÕES

Janeiro 2024

DINIS, Júlio. As pupilas do senhor reitor. Belo Horizonte: Itatiaia, 1970.

FERRAZ Junior, Tercio Sampaio. Introdução ao estudo do direito: técnica, decisão, dominação. 4. edição revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2003.

FORD, Debbie. Como entender o efeito sombra em sua vida: por que pessoas boas fazem coisas ruins. São Paulo: Cultrix, 2010.

PORTO ALEGRE (RS). Secretaria Municipal da Cultura. Coordenação da Memória Cultural. Paço dos Açorianos: orientações para conservação. Porto Alegre: Letra & vida, 2012.

POZENATO, José Clemente. O quatrilho. 9. edição. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1995.

REEDUCAÇÃO alimentar: dicas e receitas que vão proporcionar mais equilíbrio e saúde para sua vida. Bauru, SP: Alto Astral, 2019.

Fevereiro 2024

DUPRÉ, Maria José. A montanha encantada. 13. edição. São Paulo: Ática, 1985.

GUIMARÃES. Geni. A cor da ternura. 2.ed. São Paulo: FTD, 2018.

HOMSY, Nelson Chalfun. Finanças e gestão tributária. Indaial (SC): Uniasselvi, 2011.

PIMENTA, Paula; VIEIRA, Bruna; REBOUÇAS, Thalita. Um ano inesquecível. 10. reimpressão. Belo Horizonte: Gutenberg, 2022.

PIRILLO, José. A Dama de ouro: reflexões e fundamentos sobre o jogo de Damas. Porto Alegre: Palotti, s.d.

RIOS, Rosana; SCHIMENECK, Antônio. Palas-Atena. Porto Alegre: AMA Livros, 2020.

SHAKESPEARE, William. A megera domada. Jandira, SP: Principis, 2021.

SHAKESPEARE, William. Sonho de uma noite de verão em quadrinhos. Jandira, SP: Principis, 2020.

TÚLIO, Marco. AuthenticGames: a batalha contra Hermione. Bauru (SP): Astral Cultural, 2016.

TÚLIO, Marco. AuthenticGames: namorada perfeita. Bauru, SP: Astral Cultural, 2018.

TÚLIO, Marco. AuthenticGames: vivendo uma vida autêntica 2. Bauru, SP: Astral Cultural, 2018.

Março 2024

ASSAD, Alessandra. Atreva-se a mudar!: como praticar a melhor gestão de pessoas e processos. São Paulo: Resultado, 2007.

CAMARGO, Camila. Análises de investimentos e demonstrativos financeiros. Curitiba: Ibpex, 2007.

DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa: uma ideia, uma paixão e um plano de negócios : como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

HILL, Napoleon. Quem convence enriquece. 3. edição. Porto Alegre: Citadel Press, 2019.

MOSCOVICI, Fela. A organização por trás do espelho: reflexos e reflexões. 2.edição. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.

SINGER, Peter. Vida ética: os melhores ensaios do mais polêmico filósofo da atualidade. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.

Abril 2024

BARBOZA, Hélio Batista. Novas experiências de gestão pública e cidadania. Rio de Janeiro: FGV, 2000.

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: J. Zahar, c2004.

BSTAN-'DZIN-RGYA-MTSHO Dalai Lama XIV; CUTLER, Howard C. A arte da felicidade: um manual para a vida. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

FEIJÓ, Ariane. InboundPR: como sincronizar negócios rumo à maturidade digital. 1. edição. Rio de Janeiro: Autografia, 2019.

FUNDAMENTOS de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

LIMA NETTO, Roberto. Empresa rica, empresa pobre: o sucesso está na estratégia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

NEIS, Ignácio Valentim. Curso de oratória e do discurso. Porto Alegre: Expandir, 2022. 344 páginas (Coleção sucesso realização pessoal; 4).

PRUSS, Paulo Palombo. Porto Alegre de todos os tempos. Porto Alegre: Farol 3, 2017.

WESTWOOD, John. Como redigir um plano de marketing. São Paulo: Clio, 2007.

BOLETIM

Edição janeiro/2024

Iniciando o ano com energia renovada!

O início de um novo ano é sempre um momento propício para reflexões e resoluções de mudanças positivas em nossas vidas. Entre as metas mais comuns, a busca por uma vida mais saudável, equilibrada e organizada se destaca.

Nesse contexto, a Biblioteca traz uma seleção de livros inspiradores para começar 2024 com muita energia e bem-estar: Atenção plena: mindfulness, Os 100 segredos das pessoas saudáveis e A mágica da arrumação, e uma sugestão muito especial: o podcast 10 formas de viver melhor, além das obras que entraram para o acervo este mês.

Boa leitura!

 

Obra em destaque

Atenção plena: mindfulness

Autor: Padraig O’Morain

Sinopse: O livro traz diversas sugestões de como você pode diminuir o ritmo, mudar o foco e praticar mindfulness sem ter que mudar sua rotina e reservar um momento específico para isso. O resultado: você mais calmo e menos estressado no trabalho, em casa, no seu papel de pai ou mãe ou nos seus relacionamentos pessoais. São dicas e exercícios práticos e breves que não vão tomar seu tempo, mas vão mudar sua vida e ajudá-lo a: controlar o que você come; ficar focado durante reuniões de trabalho; resolver problemas de insônia; diminuir a ansiedade; relaxar durante viagens; melhorar seus relacionamentos pessoais e profissionais.

 

Trecho da obra:

Faça uma pausa para reparar na respiração, na postura, nos sons do ambiente e outra vez na respiração. Pratique essa “revista” rápida, agora e novamente ao longo do dia. O exercício não demora muito, e é capaz de levar você diretamente, das preocupações e aborrecimentos do dia-a-dia, para o contato com o momento presente. Além disso, favorece a presença de espírito nas atividades de rotina.” (p.128)

 

Biografia do autor:

Padraig O’Morain é psicoterapeuta, pratica mindfulness – a atenção plena – há mais de vinte e cinco anos. Durante esse tempo, treinou nessa especialidade muitas pessoas de diversas áreas de atuação, de contadores a equipes de resgate, tanto na Irlanda quanto no Reino Unido. Semanalmente, escreve uma coluna para o The Irish Times e já publicou livros de não ficção e poesia.

 

Obras relacionadas:

Título: Os 100 segredos das pessoas saudáveis

Autor: David Niven

Título: A mágica da arrumação

Autor: AZEVEDO, Luiz Maurício

 

Glossário administrativo

Termo: Troughput

Descrição: É um conceito bastante empregado na ciência da computação e na engenharia de produção. Ambas a empregam para a mesma finalidade: indicar quantidade de resultados ou saídas geradas por um período. Na gestão de processos, é a quantidade de transações de negócio realizadas em um período de tempo. Tem como definição, também, saídas geradas por um ambiente de produção – por exemplo, de um software – em um período de tempo. (p.100)

Este termo você encontra no livro disponível para empréstimo na biblioteca: DE SORDI, José Osvaldo. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. 5. edição. São Paulo: Saraiva, 2018.

 

Sugestão especial

Algumas sugestões para o ano que se inicia:

  • Os livros têm o poder de transformar perspectivas e impulsionar mudanças significativas em nossas vidas.
  • Escolher leituras que abordem temas como autodesenvolvimento, motivação e bem-estar pode ser um grande impulso para iniciar uma jornada de mudança.
  • Considere incorporar a atividade física à sua rotina diária.
  • Não é necessário adotar uma abordagem extrema; começar com pequenos passos é fundamental.
  • Uma vida organizada é um pilar fundamental para alcançar o equilíbrio.
  • Utilize ferramentas como agendas, aplicativos de gerenciamento de tempo e técnicas de organização para otimizar suas tarefas diárias.

10 Formas de Viver Melhor – Podcast de Sheila de Oliveira

Além das recomendações literárias, gostaríamos de destacar o podcast10 Formas de Viver Melhor". A biblioteca convida você a reservar um momento para mergulhar nesse podcast e absorver as palavras inspiradoras que podem acrescer e até gerar mudanças significativas em sua vida.

Podcast 10 Formas de Viver Melhor – de Sheila de Oliveira

  • É importante pra você ter uma vida melhor?
  • Todos nós queremos ter uma vida plena e feliz, não é mesmo?
  • Mas o que isso significa exatamente pra você?
  • Como podemos alcançar esse estado de bem-estar emocional, satisfação pessoal?

     https://sheiladeoliveira.com.br/podcast/podcast-10-formas-de-viver-melhor/

 

Sheila de Oliveira é profissional de Desenvolvimento Humano há mais de 15 anos. Tornou-se referência em mentoria de carreira e em autoconhecimento, saúde emocional e psicoterapia. É psicóloga pela PUC-Minas, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, Psicologia Positiva e Mindfulness; MBA em gestão estratégica de pessoas pela faculdade Pitágoras; Master Coach pelo Instituto Maurício Sampaio; Advanced Coach pela Abracoaching; Master em Programação Neurolinguística pelo Instituto Potencial e Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE.

 

Em nosso acervo, você encontra: livros especializados em gestão e gestão pública, livros de psicologia, sociologia, educação, bibliografias sobre Porto Alegre, literatura nacional, estrangeira e infantojuvenil, DVDs e CDs, livros em Braille e audiobooks (Novidade!).

A Biblioteca da EGP/SMAP agradece aos doadores de livros por colaborarem com o crescimento de nosso acervo.

ATENÇÃO! Todos os livros descritos nesta edição estão disponíveis para empréstimo. Os interessados devem entrar em contato com a Biblioteca pelo telefone 3289-1019 ou pelo e-mail smapbiblioteca@portoalegre.rs.gov.br.

Edição fevereiro/2024

Homenagem ao escritor José Mauro de Vasconcelos e prevenção contra a dengue

Nesta edição, homenageamos o escritor e romancista José Mauro de Vasconcelos, considerado um dos escritores mais lidos do século XX no País. Sugerimos a leitura de sua obra O meu pé de laranja lima na versão em quadrinhos, em comemoração ao seu centenário. Engajados na campanha de prevenção contra a dengue, também trazemos nesta edição a obra Dengue e Febre Amarela, escrita pelo Doutor Drauzio Varella, com informações científicas, históricas e de prevenção, reconstruindo o histórico dessas duas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Boa leitura!

 

Obra em destaque

O meu pé de laranja lima

Nesta edição, nossa Biblioteca homenageia o escritor e romancista José Mauro de Vasconcelos, nascido em 26 de fevereiro de 1920, considerado um dos escritores mais lidos do século XX no País. Em 2020 foi publicada uma versão de sua obra O meu pé de laranja lima em quadrinhos, pela editora Melhoramentos, em comemoração ao seu centenário, com adaptação e roteiro de Luiz Antônio Aguiar, desenhos de Arthur Garcia, arte-final de Franco de Rosa e cores de Gui Martino. Publicado pela primeira vez em 1968, o livro se tornou um clássico da literatura brasileira e foi adaptado para o cinema e a televisão. Quem leu o livro jamais esquece as aventuras e as desventuras do herói-menino Zezé. Por ter se tornado uma das histórias mais amadas pelo público de todas as idades, foi contada no cinema, em novela da TV, publicada em 23 países e traduzida em 15 idiomas. Um grandioso sucesso. Agora, você ganha a oportunidade de reviver – ou conhecer – toda essa emoção e essa torcida por Zezé nas páginas desta edição em quadrinhos.

Autor: José Mauro de Vasconcelos

Sinopse: O menino Zezé tem 6 anos. Sua família é pobre e, com o pai desempregado, vive um momento bastante difícil. Em casa, tem aqueles que o adoram, mas também os que não entendem seu jeito livre de ser, e o maltratam, tornando sua vida quase insuportável. Mas o menino possui algo só seu: sua imaginação. É isso que torna o mundo de dor que o cerca em encantamento, a ponto de ele fazer amizade com um pé de laranja lima ― uma arvorezinha com quem conversa e brinca.

Trecho da obra:

O apito do Mangaratiba encheu a manhã, eu conhecia o grito dele de longe. E logo que o Mangaratiba passou, lá foi o carro do Manuel Português, impaciente para atravessar a linha do trem. Ninguém tinha um carro tão grande e tão elegante quanto o dele. Totoca, meu irmão mais velho, me deu a mão. Ele ia me mostrar onde era a casa para onde a gente ia se mudar…Eu estava feliz, tinha visto o Mangaratiba e o carro de Manuel Valadares, e o Totoca estava comigo. Além do mais, naquela época, apanhava menos…” (p.5-6)

Biografia do autor:

José Mauro de Vasconcelos (1920-1984) foi um escritor brasileiro, autor do romance juvenil O meu pé de laranja lima, que se tornou um clássico da literatura brasileira. Nasceu em Bangu (RJ), em 26 de fevereiro de 1920. Filho de imigrante português, foi criado pelos tios, na cidade de Natal (RN). Teve uma vida repleta de experiências, andanças e aventuras. De menino pobre, da periferia do Rio de Janeiro, muito criança foi viver com parentes em Natal. Quando se aventurou junto aos irmãos Villas-Boas, em uma viagem pelos rios da região do Araguaia, o resultado foi seu livro de estreia Banana Brava (1942), onde relata o mundo do garimpo da região. Em 1945 publica Barro Branco, seu primeiro sucesso de crítica. Escreveu Longe da Terra (1949), Vazante (1951), Arara Vermelha (1953), Arraia de Fogo (1955). Seu primeiro grande sucesso veio com Rosinha, Minha Canoa (1962). A obra foi utilizada no curso de Português na Sorbonne, em Paris. Nos anos seguintes escreveu Doidão (1963) e Coração de Vidro (1964), lançados antes de O meu pé de laranja lima, publicado em 1968. Após, escreveu mais 9 obras literárias. Faleceu em São Paulo, no dia 24 de julho de 1984, aos 64 anos de idade.

Obras relacionadas:

Título: Rua descalça

Autor: José Mauro de Vasconcelos

 

Título: O menino no espelho

Autor: Fernando Sabino

 

Glossário administrativo

Termo: Lean Startup

Descrição: É baseado no pensamento científico, portanto prega a busca por uma solução com base em especialização e divisão, análises e bateria de testes. A habilidade de sustentar o fluxo de conhecimento, características da abordagem cíclica da Lean Startup, é definitivamente um recurso interessante para qualquer negócio que busca inovar. (p.100)

Este termo você encontra no livro disponível para empréstimo na biblioteca: PINHEIRO, Tennyson Dias. The service startup: design gets lean: inovação e empreendedorismo por meio do design. Rio de Janeiro: Alta Books, 2015.

 

Sugestão especial

Dengue e Febre Amarela

O Boletim Informativo da Biblioteca traz nesta edição a obra Dengue e Febre Amarela, escrita pelo Doutor Drauzio Varella, com informações científicas, históricas e de prevenção, reconstruindo o histórico dessas duas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A publicação aborda os ciclos de transmissão do vírus, os sintomas e cuidados durante o tratamento; enfatiza os métodos de prevenção da dengue (o que cada pessoa pode fazer para impedir a reprodução do mosquito), servindo aos nossos leitores como um guia de prevenção da doença.

Esta obra você encontra disponível na Biblioteca para empréstimo: VARELLA, Drauzio. Dengue e febre amarela: guia prático de saúde e bem-estar. Barueri(SP): Gold editora, 2009. (Coleção Doutor Drauzio Varella)

 

Em nosso acervo, você encontra: livros especializados em gestão e gestão pública, livros de psicologia, sociologia, educação, bibliografias sobre Porto Alegre, literatura nacional, estrangeira e infantojuvenil, DVDs e CDs, livros em Braille e audiobooks (Novidade!).

A Biblioteca da EGP/SMAP agradece aos doadores de livros por colaborarem com o crescimento de nosso acervo.

 

ATENÇÃO! Todos os livros descritos nesta edição estão disponíveis para empréstimo. Os interessados devem entrar em contato com a Biblioteca pelo telefone 3289-1019 ou pelo e-mail smapbiblioteca@portoalegre.rs.gov.br.

Edição março/2024

Futuro, inovação e história da cidade                     

Inspirados no South Summit em Porto Alegre, que celebrou as últimas tendências e inovações tecnológicas, compartilhamos com nossos leitores uma seleção especial de livros que complementam e expandem os temas explorados durante o evento: Inevitável: as 12 forças tecnológicas que mudarão nosso mundo, Construindo cidades inteligentes e Novas fronteiras em inovação aberta.  Também homenageamos os 252 anos de nossa cidade com a indicação especial do livro O aniversário de Porto Alegre, que nos traz um registro fiel sobre a fundação da cidade e sua história! Confira ainda as novas aquisições do mês.  

Boa leitura!

 

Obra em destaque

Inevitável: as 12 forças tecnológicas que mudarão nosso mundo

Autor: Kevin Kelly

Sinopse: O livro guia o leitor através dos doze imperativos tecnológicos que moldarão os próximos trinta anos e transformarão nossas vidas. Muito do que acontecerá nos próximos trinta anos é inevitável, impulsionado pelas tendências tecnológicas que já estão em movimento. Neste novo livro fascinante e provocador,

Kevin Kelly fornece um roteiro otimista para o futuro, mostrando como as mudanças futuras em nossas vidas – da realidade virtual no lar a uma economia sob demanda e inteligência artificial incorporada em tudo que fabricamos – podem ser entendidas como o resultado de algumas forças de aceleração a longo prazo. Kelly descreve essas tendências profundas – interagindo, cogitando, fluindo, rastreando, acessando, compartilhando, filtrando, remixando, rastreando e questionando – e demonstra como elas se sobrepõem e são codependentes umas das outras.

Trecho da obra:

“Daqui a milhares de anos, quando os historiadores analisarem o passado, este nosso início de terceiro milênio será visto como um período incrível: o momento em que os habitantes deste planeta ligaram-se uns aos outros para, pela primeira vez, formar uma grande unidade. Com o passar dos anos, essa grande unidade se tornará ainda maior, mas eu e você temos o privilégio de viver na época de seu primeiro despertar. As pessoas do futuro nos invejarão, desejando ter testemunhado aquilo que estamos assistindo agora, ao vivo: seres humanos começando a animar objetos inertes com minúsculos bits de perspicácia, entrelaçando-os numa nuvem de inteligências artificiais e associando bilhões de mentes humanas a essa incomensurável supramente.” (p.311)

Biografia do autor:

O escritor americano Kevin Kelly nasceu em 1952 na Pennsylvania, e é um dos mais influentes pensadores sobre as transformações provocadas pela tecnologia e um profundo estudioso da Inteligência Artificial, e de suas implicações para nós humanos. Em 1992 começou a sua aventura com a revista Wired, que se tornou uma das mais respeitadas do mundo em termos de tecnologia. Aos 72 anos, Kelly diz que mudou sua visão sobre o mundo digital — como a questão do anonimato na internet —, mas está otimista em relação ao futuro. “Vamos viver num mundo em que robôs e inteligência artificial convivem com os seres humanos”, diz Kelly. 

 

Obras relacionadas:

Título:  Construindo cidades inteligentes  

Autor: André Marcelo Panhan

Título: Novas fronteiras em inovação aberta

Autores: Henry Chesbrough, Wim Vanhaverbeke, Joel West

 

Glossário administrativo

Termo: Fanpage

Descrição: Fanpage é um espaço dedicado a temas específicos dentro de uma rede social que nos permite, como empresa ou empresário, criar e desenhar planos e programas de marketing voltados para um público interessado em um determinado tópico e estabelecer comunicação direta e personalizada com nosso público-alvo, fortalecendo assim o fator de confiança. Sua utilidade se perde de vista quando queremos atingir um número maior de usuários. Esta informação você encontra no livro Negócios digitais, onde o autor compartilha suas experiências bem-sucedidas nos negócios digitais e dá dicas para criar uma fanpage de sucesso. (p. 108)                                       

Este termo você encontra no livro disponível para empréstimo na biblioteca: PAKES, Alan (org.). Negócios digitais: aprenda a usar o real poder da internet nos seus negócios. São Paulo: Gente, 2015.

 

Data comemorativa

Parabéns, Porto Alegre!

26 de março

Para homenagear os 252 anos de Porto Alegre, a biblioteca destaca o livro O aniversário de Porto Alegre, do autor Francisco Riopardense de Macedo. A obra é o fruto de muitas décadas de pesquisa da história que se conta sobre a escolha da data de Fundação de Porto Alegre, desmistificando fatos históricos, trazendo com clareza a nossa história, através de vasta documentação, recortes de artigos de jornais, cartas, leis e relatórios, que ajudam, comprovam e recordam. 

Esta obra você encontra disponível na Biblioteca para empréstimo: Macedo, Francisco Riopardense. O aniversário de Porto Alegre. Porto Alegre: Unidade Editorial da Secretaria Municipal da Cultura, 2004.

 

Nota:


Atendimento presencial da Biblioteca da EGP

Em virtude da execução de obras e reparos no 14º andar, a Biblioteca da EGP atenderá presencialmente para empréstimos e devoluções nas terças e quintas-feiras, das 8h30min às 12h e das 13h às 17h30min.

Consulte o acervo pelo link: http://pergamum.procempa.com.br/biblioteca/index.php

Informações e reservas pelo e-mail smapbiblioteca@portoalegre.rs.gov.br

ou pelo ramal 1019.

Em nosso acervo, você encontra: livros especializados em gestão e gestão pública, livros de psicologia, sociologia, educação, bibliografias sobre Porto Alegre, literatura nacional, estrangeira e infantojuvenil, DVDs e CDs, livros em Braille e audiobooks (Novidade!).

A Biblioteca da EGP/SMAP agradece aos doadores de livros por colaborarem com o crescimento de nosso acervo.

ATENÇÃO! Todos os livros descritos nesta edição estão disponíveis para empréstimo. Os interessados devem entrar em contato com a Biblioteca pelo telefone 3289-1019 ou pelo e-mail smapbiblioteca@portoalegre.rs.gov.br.

Edição abril/2024

De Gutenberg a Cabul: celebrando o livro com a Biblioteca da EGP                  

Nesta edição comemoramos o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, celebrado no dia 23 de abril. A data foi escolhida pela Unesco em 1995 em homenagem aos escritores Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, que morreram em 23 de abril de 1616 e tem como objetivos incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Nesse clima, indicamos os livros O aprendiz de GutenbergInverno, verão e livros: a história de Martina e Miguel e O livreiro de Cabul e convidamos todos para celebrar o poder transformador dos livros e a importante contribuição dos autores para o enriquecimento do mundo. Que a biblioteca continue sendo um espaço de inspiração, aprendizado e crescimento para todos os que a frequentam!

Boa leitura!

 

Obra em destaque

O aprendiz de Gutenberg: um jovem apaixonado pelos livros e pela escrita e a invenção que desafiou o poder da igreja

Autora: Alix Christie

Sinopse: Conspirações e romances servem como pano de fundo para a invenção da imprensa de Gutenberg, que revolucionou a leitura no mundo e abriu as portas à Renascença. Descobertas maravilhosas, intrigas e traição sobre um dos mais importantes eventos da História: o surgimento dos livros impressos. As primeiras bíblias impressas por Johann Gutenberg assombraram a Europa Medieval. Esse projeto ousado estava também cercado de riscos, por ameaçar o poder dos nobres e da Igreja Católica: foi o pontapé inicial da revolução que permitiria, nos séculos posteriores, que milhões de homens, mulheres e crianças ao redor do mundo tivessem acesso aos livros.

Trecho da obra:

“De manhã, quando Peter entrava na oficina, ainda estava escuro: à noite, quando saía de lá, também. Às vezes ele se perguntava se o dia tinha mesmo acontecido. Enquanto Keffer e o mestre fundiam, ele e Hans arrumam os tipos. Cada caixa de tipos era um labirinto inclinado de madeira que ele tinha que vasculhar para encontrar a letra de que precisava.  Mas, pouco a pouco, a disposição daqueles trezentos compartimentos ficou gravada em sua cabeça. As páginas que eles usavam como manuscrito foram pregadas em um suporte na frente do olho. Ele e Hans diziam o nome das letras enquanto procuravam, tateando, e o coração de Peter se alegrava com aquele zumbido de murmúrios de que ele sentia falta dos tempos de scriptorium.” (p.133)

Biografia da autora:

Alix Christie é escritora, jornalista e tipógrafa, tendo aprendido esse último ofício como aprendiz de dois mestres impressores da Califórnia. Mestre em belas artes pelo Saint Mary's College da Califórnia, vive em Londres, onde escreve resenhas de livros e de artes em geral para a revista The EconomistO aprendiz de Gutenberg é seu primeiro romance. 

 

Obras relacionadas:

Título: Inverno, verão e livros: a história de Martina e Miguel

Autora: Caroline G. Chaves

Título: O livreiro de Cabul

Autora: Åsne Seierstad

 

Glossário administrativo

Termo: Scrum

Descrição: Scrum não é uma metodologia nem um conjunto de práticas de engenharia de software. É uma maneira objetiva de gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos. O scrum diz como você deve gerenciar a construção do seu produto, mas não contém práticas específicas de engenharia, controle de custos, riscos ou qualquer outra prática utilizada na execução das tarefas. (p. 142)                                    

Este termo você encontra no livro disponível para empréstimo na biblioteca: CAMARGO, Robson. Gestão ágil de projetos: as melhores soluções para suas necessidades. São Paulo: Saraiva, 2019.

 

Escritora do mês

Lygia Fagundes Telles

Lygia Fagundes da Silva Telles nasceu em São Paulo, 19 de abril de 1918 e faleceu em São Paulo, 3 de abril de 2022. Considerada por acadêmicos, críticos e leitores uma das mais importantes e notáveis escritoras brasileiras do século XX e da história da literatura brasileira. Além de advogada, romancista e contista, Lygia teve grande representação no pós-modernismo, e suas obras retratavam temas clássicos e universais como a morte, o amor, o medo e a loucura, além da fantasia. Na 17ª edição do Prêmio Camões, maior láurea concedida a escritores de países com o português como a língua oficial, ocorrida em 2005, Lygia foi anunciada a vencedora. Ganhadora de todos os prêmios literários importantes do Brasil, homenageada nacional e internacionalmente, tornou-se, em 2016, aos 92 anos, a primeira mulher brasileira a ter sido indicada ao prêmio Nobel de Literatura.

Obra: A disciplina do amor

Sinopse: Lançado em 1980, o livro A disciplina do Amor traz escritos de viagens, lembranças, diários, fragmentos que se juntam em uma parte maior que é entrelaçado pela própria escritora.  Entre escritos de naturezas diversas, ela tece a sua história e mostra que a vida é feita de pequenos detalhes, sutis, encravados no massacrante cotidiano. Narra suas viagens à China, à Sibéria, intercalando com trechos de seu livro de cabeceira, As Confissões, de Santo Agostinho. Enfim, é um passeio pelo universo psicológico e criativo da escritora, que constrói pequenas obras-primas que nos permitem conhecer um pouco mais de seu imaginário.

Trecho da obra:

“Ele estava com um livro na mão mas não lia, olhava em frente, quieto. Perguntei o que ele estava olhando. “Estou olhando aqui dentro de mim mesmo” – ele respondeu. E o que você está vendo é bonito? – eu quis saber e seus grandes olhos esverdeados estavam úmidos e neles, como num espelho, vi refletido o seu interior. Fui saindo na ponta dos pés.” (p.133)

 

Nota:
Atendimento presencial da Biblioteca da EGP

Em virtude da execução de obras e reparos no 14º andar, a Biblioteca da EGP atenderá presencialmente para empréstimos e devoluções nas terças e quintas-feiras, das 8h30min às 12h e das 13h às 17h30min.

Consulte o acervo pelo link: http://pergamum.procempa.com.br/biblioteca/index.php

Informações e reservas pelo e-mail smapbiblioteca@portoalegre.rs.gov.br

ou pelo ramal 1019.

 

Contato:

Biblioteca da EGP/SMAP

Av. Siqueira Campos , 1300 – 14º andar (presencialmente apenas terças e quintas, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30)

Fone: (51) 3289-1019

e-mail: smapbiblioteca@portoalegre.rs.gov.br

 

Em nosso acervo, você encontra: livros especializados em gestão e gestão pública, livros de psicologia, sociologia, educação, bibliografias sobre Porto Alegre, literatura nacional, estrangeira e infantojuvenil, DVDs e CDs, livros em Braille e audiobooks (Novidade!).

A Biblioteca da EGP/SMAP agradece aos doadores de livros por colaborarem com o crescimento de nosso acervo.

ATENÇÃO! Todos os livros descritos nesta edição estão disponíveis para empréstimo. Os interessados devem entrar em contato com a Biblioteca pelo telefone 3289-1019 ou pelo e-mail smapbiblioteca@portoalegre.rs.gov.br.

NOTÍCIAS

Doação de livro infantojuvenil pela autora servidora Caroline Gonçalves Chaves 

DIAÇÃO DE LIVRO INFANTO-JUVENIL.PNG.jpeg  

Em visita à Biblioteca da EGP,  no incicio de novembro de 2023, a servidora Caroline Gonçalves Chaves fez a doação de mais um livro de sua autoria: “Inverno, Verão e Livros, a história de Martina e Miguel”. Já em outubro de 2021, Caroline havia doado a obra infantil “Dorminhoca”, por ocasião das comemorações do Dia da Criança e Dia do Servidor Público.

Inverno, Verão e Livros conta a história de Martina e Miguel, dois jovens que têm uma bela amizade desde crianças. Apesar de terem personalidades diferentes, se unem pelo amor incondicional que têm pelos livros. Esse relacionamento acaba por transformar-se em um envolvimento maior, pois os sentimentos de ambos crescem tanto que já não cabem mais numa simples amizade.

A porto-alegrense Caroline Gonçalves Chaves é pedagoga, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), também pela UFRGS, e acaba de concluir a especialização em Educação Infantil: Perspectivas Contemporâneas, pela Unioeste-PR. É servidora pública da prefeitura de Porto Alegre desde 2012, quando assumiu como assistente administrativo, lotada no Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB), na Diretoria de Patrimônio Imobiliário (DPI). Atua desde 2022 como coordenadora da Coordenação de Contrato Imobiliário (CCI). Contudo, Caroline ingressará em breve na Secretaria Municipal de Educação (SMED), como professora de Educação Infantil, admitida no último concurso da Prefeitura para ingresso de profissionais da Educação (2023).

👉 O livro encontra-se disponível para empréstimo.

Biblioteca da EGP recebe a doação de 56 livros especializados em Gestão e Marketing

WhatsApp Image 2024-01-22 at 11.20.22.jpeg

A Biblioteca da EGP recebeu, nesta manhã, dia 22/01, a doação de 56 livros de Gestão e Marketing do professor Dr. Filipe Campelo Xavier da Costa. Filipe é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS).
A biblioteca aumenta o seu acervo de 1200 para 1256 livros especializados na área de administração e gestão pública.
"Esta doação de livros contribui para a aprendizagem e conhecimento de nossos servidores e ajuda a qualificar o acervo da biblioteca", destaca a coodenadora da Biblioteca da EGP, Gicele Gomes.