Acesso a Documentos

Contatos

Coordenação de Gestão Documental

Telefone:(51) 3289-1691

E-mail: smapcgd@portoalegre.rs.gov.br

Endere√ßo:Rua Sete de Setembro, 1123, 2¬ļ andar, Centro (de segunda a sexta-feira das 9h √†s 17h).

Instagram: @siarqportoalegre

Acervo

O acervo da Coordenação de Gestão Documental (CGD) é composto por documentos produzidos e recebidos pela Prefeitura de Porto Alegre a partir de 1892, em suportes de papel e microfilme.

Al√©m de processos administrativos, nos quais se destacam os processos de aprova√ß√£o de projetos arquitet√īnicos, o acervo cont√©m documenta√ß√£o funcional de servidores, documentos transferidos de Secretarias extintas, ou que precisam de guarda intermedi√°ria.¬†

Pode ser consultado através dos seguintes canais: 

Base de Dados GPA

Na base de dados GPA constam informa√ß√Ķes de processos¬†administrativos abertos a partir de 1892, em papel. Clique aqui para acessar e realizar sua pesquisa.

Sistema Eletr√īnico de Informa√ß√Ķes¬†

A Prefeitura de Porto Alegre passou a adotar o uso do Sistema Eletr√īnico de Informa√ß√Ķes em 2012, com a migra√ß√£o gradativa do papel para o meio digital.

Processos eletr√īnicos podem ser pesquisados neste link: SEI

ATOM PMPA

Para realizar indexação e descrição de documentos conforme as normas arquivísticas, a PMPA adotou o uso do sistema AtoM, para constituir seu Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq).

Utilizado em parceria com o Arquivo Hist√≥rico de Porto Alegre Moys√©s Vellinho (SMCEC), j√°¬† est√£o dispon√≠veis as edi√ß√Ķes do Di√°rio Oficial de Porto Alegre produzidas entre 1995 e 2003, assim como livros hist√≥ricos digitalizados.¬†

A Coordenação de Gestão Documental (CGD) é o órgão gestor do Sistema de Arquivos de Porto Alegre e o setor responsável por planejar, desenvolver e coordenar a política de gestão documental da PMPA, agilizando o acesso à informação e a preservação da memória institucional.

Objetiva ser referência, consolidando-se como órgão estratégico de coordenação do sistema de arquivos agregando métodos e tecnologia que permitam garantir o direito ao acesso através de serviços oferecidos com excelência no atendimento.

Os valores de trabalho em equipe, comprometimento, aprimoramento constante, qualidade no atendimento, responsabilidade e vis√£o sist√™mica permitem que as a√ß√Ķes sejam realizadas em conjunto com suas Equipes.¬†

 

Equipe de Protocolo e Arquivo (EPA)

√Č compet√™ncia da EPA gerir a guarda da documenta√ß√£o da administra√ß√£o centralizada, bem como a recep√ß√£o, classifica√ß√£o e protocoliza√ß√£o de novos documentos, encaminhando aos demais √≥rg√£os da centralizada, de acordo com a fun√ß√£o da documenta√ß√£o.

Garante acesso atrav√©s do atendimento direto ao p√ļblico.

Seus principais serviços e formas de atendimento estão disponíveis na Carta de Serviços.

Equipe de Preservação e Seleção de Documentos (EPSD)

A EPSD é responsável por preservar a documentação sob guarda da CGD, além de aplicar a Tabela de Temporalidade de Documentos vigente, garantindo que cada documento seja destinado de acordo com sua classificação, seja por meio da eliminação ou recolhimento para guarda  permanente. 

Elabora e executa projetos e a√ß√Ķes visando garantir conserva√ß√£o preventiva e controle ambiental do acervo.

Unidade de Assessoramento de Sistema de Arquivo (UASA)

√Č compet√™ncia da UASA coordenar o funcionamento do SIARQ/POA, visando o desenvolvimento da gest√£o documental e garantindo o acesso da informa√ß√£o para al√©m da Coordena√ß√£o.

Essas a√ß√Ķes s√£o poss√≠veis tamb√©m atrav√©s de orienta√ß√Ķes t√©cnicas aos √≥rg√£os municipais quanto √† gest√£o de seus acervos arquiv√≠sticos. Busca-se disseminar boas pr√°ticas quanto a condi√ß√Ķes de acesso, aplica√ß√£o da Tabela de Temporalidade e preserva√ß√£o de documentos.