Diretoria de Licitações e Contratos
Histórico
Em 2021, por meio da LC 897/2021, houve alteração estrutural do setor de licitações, o qual migrou da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) para a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP), mantendo-se a centralização das aquisições e contratos estabelecida a partir da LC 765/2015 – que criou a Central de Licitações (CELIC)
Em janeiro de 2021, foi instituída pelo Decreto nº 20.907, a Diretoria de Licitações e Contratos
Em fevereiro de 2022, foi publicado o Regimento Interno da SMAP (Decreto nº 21.363), que estabeleceu a estrutura atualizada da DLC, suas unidades e atribuições
Atribuições
Responsável pelas aquisições e contratações mediante licitação para os órgãos da Administração Direta e Indireta. Excetuando-se: DMAE, Carris, EPTC e Procempa
Principais Atividades
Análise dos projetos básicos e termos de referência
Realização das licitações da PMPA
Planejamento do Sistema de Registro de Preços
Emissão e liquidação dos empenhos de materiais
Gestão de contratos e atas de registro de preços
Elaboração de minutas de contratos e atas de registro de preços
Foco em Processos
As áreas funcionais da DLC foram projetadas para trabalhar através de uma ideia de gestão por processos
Os processos de trabalho da DLC foram mapeados e estão em constante análise e ajustes
A eficiência dos processos são mensuradas através de indicadores externos e estão sendo construídos indicadores internos para medir o desempenho dos processos
Informações
59 servidores compõe o quadro geral da DLC
Atualmente 9 servidores desempenham o papel de pregoeiro de forma exclusiva
12% dos servidores não atuam diretamente nas licitações
3 estagiários(as) atuam na DLC
Contato
Diretoria de Licitações e Contratos
dlc@portoalegre.rs.gov.br
Telefone: (051) 3289.3681
Avenida Uruguai, 277, 11º andar
Centro Histórico, Porto Alegre - RS
Ramais - Acesse aqui