Região Eixo-Baltazar elege saúde como prioridade de investimentos

07/12/2022 09:42

 

Cesar Lopes / PMPA
Orçamento Participativo 2022
Prefeito destacou que o OP não deve se resumir às assembleias regionais e temáticas uma vez por ano

A penúltima reunião da rodada de 2022 das Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo (OP) foi realizada na noite de terça-feira, 6. Os participantes da plenária da Região Eixo-Baltazar se reuniram no Centro Humanístico Vida, na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, bairro Passo das Pedras, e elegeram saúde como prioridade de investimentos para 2023, seguida por educação, habitação e saneamento básico - água e esgoto cloacal. O prefeito Sebastião Melo participou da plenária, acompanhado pelo vice-prefeito, Ricardo Gomes, vereadores, secretários e agentes públicos, além de conselheiros do OP da região.

Melo disse que o Orçamento Participativo não deve se resumir às assembleias regionais e temáticas uma vez por ano. Destacou que das reuniões devem nascer desdobramentos.

“Precisamos de habilidade, construção e gestão para fazer entregas à cidade. O OP precisa ter desdobramentos de vida real. A conversa não pode se limitar à assembleia, precisamos ter uma relação franca entre os governantes e os governados” – Prefeito Sebastião Melo.

O prefeito respondeu às manifestações dos inscritos para falas e chamou os representantes das secretarias mais citadas para apresentarem o que estão entregando na região. O titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, destacou a revitalização de 15 praças na região, entre março e novembro.  

Já a secretária municipal de Educação, Sônia da Rosa, disse que o número de crianças matriculadas nas creches e pré-escolas da região chega a 2.421. Ressaltou ainda que duas escolas conveniadas, Esperança Cordeiro e Jerusalém (Beith Shalom), estão com carga horária aumentada para 12h.

Lei Orçamentária Anual - O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, destacou a aprovação, ocorrida na segunda-feira, 5, na Câmara Municipal de Porto Alegre, do Projeto de Lei do Executivo da LOA (Lei Orçamentária Anual) 2023. “Foram aprovados R$ 15 milhões de escolha direta para o Orçamento Participativo”, disse Trogildo.

Despedida – A conselheira Laura Elisa Machado, titular da região e membro da coordenação do Conselho do OP (COP), fez um pronunciamento de despedida, pois não concorreu à reeleição. Emocionada, a conselheira destacou a parceria dos membros do governo, como a Smgov, responsável pela realização das plenárias do OP, do prefeito, vereadores, conselheiros e delegados da região.

Com 632 participantes inscritos, não foi possível eleger a única chapa que representaria a região no COP, pois a mesma foi impugnada por não preencher os requisitos previstos no Regimento Interno.

A Região 14 – Eixo- Baltazar é composta pelos bairros Costa e Silva, Jardim Itu, Jardim Leopoldina, Parque Santa Fé, Passo das Pedras e Rubem Berta.

Nesta quarta-feira, 7, acontecerá, às 19h, a última plenária da rodada de Assembleias Regionais e Temáticas do OP 2022, na Região Leste, na S.B.C.R Copacabana, rua São Felipe, 96, bairro Bom Jesus.

Leia também:

Região Partenon do Orçamento Participativo elege habitação como prioridade para investimentos

Habitação é prioridade na assembleia da Região Cristal

Região Extremo Sul registra maior participação em assembleias do OP deste ano

Parada Segura no transporte coletivo é prioridade da segunda assembleia temática do OP

Temática Educação, Esporte e Lazer abre a rodada de assembleias do Orçamento Participativo

Rodada de assembleias do Orçamento Participativo começa nesta segunda

Descentralização da cultura é prioridade em temática do OP

Tecnologia acelera plenárias do Orçamento Participativo

Assembleia Temática elege chapa única por aclamação

Regularização fundiária é prioridade em assembleia sobre habitação do OP

Regularização fundiária é prioridade em assembleia sobre habitação do OP

Saúde encerra ciclo de assembleias temáticas do OP

Centro abre as assembleias regionais do Orçamento Participativo

Assembleia do OP da Região Ilhas elege pavimentação como prioridade de investimentos

Assembleia da Região Nordeste do Orçamento Participativo registra 514 credenciamentos

Assembleia do OP da Região Cruzeiro recebe reivindicações dos moradores

Saúde é prioridade na assembleia da Região Humaitá/Navegantes

Orçamento Participativo: assembleia da Restinga registra 961 credenciamentos

Assembleia da Região Norte do Orçamento Participativo registra 584 inscritos 

Região Glória elege chapa única para Conselho do Orçamento Participativo 

Saneamento básico é prioridade na assembleia da Região Centro-Sul do Orçamento Participativo 

Lomba do Pinheiro elege pavimentação como prioridade de investimentos

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil