Gripe

Todos os anos, o Minist√©rio da Sa√ļde realiza campanha de vacina√ß√£o contra influenza A e B (gripe) em todo o Brasil. A inten√ß√£o √© diminuir complica√ß√Ķes causadas pelas infec√ß√Ķes virais que podem levar a interna√ß√Ķes hospitalares e a √≥bitos.

Grupos priorit√°rios -¬†A vacina pode n√£o impedir que a pessoa seja infectada pelo v√≠rus, mas ela garante prote√ß√£o contra complica√ß√Ķes que podem levar a quadros graves da doen√ßa. Por isso, √© muito importante que grupos priorit√°rios - crian√ßas, gestantes, professores, pu√©rperas, ind√≠genas, pessoas com defici√™ncia e com comorbidade e aquelas com 60 anos ou mais - receberem a dose.

Mesmo com a prote√ß√£o, a gripe pode apresentar sintomas mais fortes naquelas pessoas que fazem parte dos grupos de risco. Nesses casos, quando √© necess√°ria a hospitaliza√ß√£o, as admiss√Ķes nas unidades de terapia intensivas e o tempo de perman√™ncia nos hospitais s√£o reduzidos. O risco de morte tamb√©m diminui.

Bebês - A vacinação é indicada para bebês a partir dos seis meses de vida. Assim, crianças menores são protegidas quando a mãe é vacinada ainda na gestação. As mulheres grávidas protegem a si mesmas e ao bebê, e a dose pode ser feita em qualquer período da gravidez, sem necessidade de comprovação documental.

Outros benefícios:

- Preven√ß√£o para o organismo: Ao se vacinar contra a gripe, a pessoa contribui para que a defesa do seu corpo esteja pronta para poss√≠veis contatos com o ant√≠geno causador da doen√ßa. √Č uma forma de resguardar a pr√≥pria sa√ļde e, acima de tudo, prevenir-se;

- Redu√ß√£o no n√ļmero de hospitaliza√ß√Ķes: A imuniza√ß√£o reduz a necessidade de hospitaliza√ß√Ķes todos os anos no Brasil. Segundo dados do Minist√©rio da Sa√ļde, entre 2019 e 2020, a vacina√ß√£o contra a gripe evitou cerca de 105 mil interna√ß√Ķes.

- Proteção de grupos vulneráveis: Uma ampla cobertura vacinal contra a gripe é a forma mais eficaz de diminuir a circulação do vírus. Assim, não é uma proteção apenas individual, mas para toda a sociedade.

A Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS) recomenda atualiza√ß√£o anual das vacinas contra gripe e imuniza√ß√£o anual tamb√©m. Os v√≠rus da influenza sofrem diversas muta√ß√Ķes em um curto espa√ßo de tempo e as vacinas precisam se atualizar, adicionando novas cepas para garantir m√°xima prote√ß√£o. Al√©m disso, anticorpos criados pelo nosso organismo diminuem com o passar do tempo e, por esse fato, precisam de um refor√ßo.

Locais: veja lista de postos de sa√ļde.