Corredores e faixas exclusivas
A Capital gaúcha possui mais de 100 quilômetros de vias de uso exclusivo ou prioritárias do transporte público, entre 42,2 quilômetros de faixas azuis e 61,5 quilômetros de corredores de ônibus, que contribuem para a regularidade das operações e mais agilidade nas viagens de ônibus.Â
Â
Faixas ExclusivasÂ
Os trechos demarcados com a faixa azul contÃnua (Faixas Excusivas) podem ser usados somente pelos coletivos, transporte seletivo por lotação, escolar ou táxis, em horários determinados pela sinalização, normalmente entre 6h e 9h e das 16h à s 20h, de segunda a sexta-feira. Fora do horário de pico, os trechos estão disponÃveis para os demais veÃculos.
Â
É permitido acessar a faixa exclusiva do ônibus para realizar uma conversão na quadra seguinte ou para acesso a garagens e estabelecimentos, desde que devidamente sinalizado com o uso de seta (pisca-pisca), como em toda e qualquer mudança de faixa.
Â
A implantação de Faixas Exclusivas de ônibus é uma das polÃticas públicas mais eficientes. Com baixo investimento e baixo custo de manutenção, a medida proporciona a quem usa o transporte público mais rapidez e especialmente mais confiabilidade, pois o ônibus se isola dos engarrafamentos e das interferências do trânsito.Â
Â
As medidas de priorização do transporte coletivo, como ocorrem em todas as cidades desenvolvidas do mundo, são um sinal de civilidade e progresso, que contribuem para a regularidade das operações e mais agilidade nas viagens. Tornar o transporte público atrativo com viagens mais rápidas, vai estimular sua preferência em relação ao automóvel, reduzir congestionamentos e economizar combustÃvel.
Â
O mapa com a localização de todos os trechos de priorização para o transporte público implantados na Capital está publicado no Portal de Transparência da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC), na página do Observatório de Mobilidade, em eptctransparente.com.br. Seu objetivo é disponibilizar amplo acesso às informações de mobilidade da capital gaúcha.