Urbanismo T√°tico

Propostas de Urbanismo T√°tico para Porto Alegre

O Urbanismo T√°tico √© um conjunto de a√ß√Ķes realizadas atrav√©s de¬†interven√ß√Ķes de curto prazo e baixo custo que permitam a imediata recupera√ß√£o, redesenho ou reprograma√ß√£o do espa√ßo p√ļblico, visando verifica√ß√Ķes e futuras transforma√ß√Ķes com o objetivo de atingir a urbanidade nestes locais.¬†

‚Äč

Em Porto Alegre, a proposta de Urbanismo T√°tico tem por objetivo requalificar o espa√ßo p√ļblico do Centro Hist√≥rico, a regi√£o mais antiga e tradicional da cidade, onde se localizam alguns dos principais pontos tur√≠sticos, institui√ß√Ķes culturais e monumentos arquitet√īnicos de Porto Alegre e o 4¬ļ Distrito, propondo uma √°rea de interven√ß√£o que integre o chamado Quadril√°tero do Entretenimento, regi√£o que j√° possui bares, restaurantes, cervejarias, entre outros empreendimentos de lazer, sendo conhecida como Rota Cervejeira de Porto Alegre.


Programa Centro+4D de requalificação urbana

O Programa +4D visa promover o desenvolvimento urbano sustentável, valorizando as características e a identidade do local. Um dos objetivos é incentivar a ocupação, seja residencial ou comercial, assim como fomentar o entretenimento, em harmonia com a história do bairro.

 

O Programa Centro+4D (Projeto de Regenera√ß√£o Verde, Resiliente e Inclusiva da √Ārea Central de Porto Alegre) pretende tra√ßar a melhor estrat√©gia para a Administra√ß√£o Municipal promover a valoriza√ß√£o e a sustentabilidade desta regi√£o da cidade.

 

O Programa é uma parceria implementada entre a Prefeitura, o Banco Mundial e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para se beneficiar do conhecimento e da experiência globais de ambos bancos para apoiar uma regeneração urbana verde, resiliente e inclusiva da área central de Porto Alegre.

 

Atrav√©s da elabora√ß√£o de programas espec√≠ficos, com a√ß√Ķes de curto, m√©dio e longo prazos, pretende-se devolver a atratividade ao bairro, melhorando as condi√ß√Ķes de investimentos, habitabilidade e ambi√™ncia urbana.

 

Parte do Programa visa aprimorar a mobilidade e a ambi√™ncia das ruas, al√©m de propor maior integra√ß√£o do Centro Hist√≥rico √† Orla do Gua√≠ba, Cidade Baixa e 4¬ļ Distrito. Para tanto foi elencado um conjunto de vias que, atrav√©s de projetos de requalifica√ß√£o, podem contribuir para esta melhoria da ambi√™ncia e potencializar as a√ß√Ķes que ir√£o mobilizar a comunidade e consolidar na popula√ß√£o o conceito de uma √Ārea Central segura, vibrante e revitalizada.

 

Por isso, √© de import√Ęncia estrat√©gica este olhar propositivo sobre a regi√£o, uma vez que √© neste espa√ßo que as maiores transforma√ß√Ķes ser√£o sentidas pelos moradores de Porto Alegre e √© vital que este planejamento seja orientado para a qualifica√ß√£o dos espa√ßos p√ļblicos, sob o vi√©s da sustentabilidade, e visando especialmente promover o reencontro do cidad√£o de Porto Alegre com sua origem, com sua hist√≥ria e sua orla.

 

Nesse primeiro momento ser√£o desenvolvidos projetos de urbanismo t√°tico que √© uma estrat√©gia para a implementa√ß√£o de interven√ß√Ķes urbanas tempor√°rias de forma r√°pida por meio de materiais de baixo custo, como tinta, bancos, vasos, balizadores e tach√Ķes. Uma das fun√ß√Ķes do urbanismo t√°tico √© ‚Äútestar‚ÄĚ ideias para implementa√ß√£o futura, na qual √© poss√≠vel verificar seus impactos no espa√ßo.

 

Dentro dessa construção, a participação social é fundamental e a pesquisa servirá para captar os anseios das pessoas em relação à cada região.


Participação da Sociedade

Participe dos question√°rios da pesquisa para a elabora√ß√£o de propostas de Urbanismo T√°tico que est√£o sendo realizadas pelas seguintes Secretarias: SMMU, SMPAE, SMAMUS e SMSURB, com o objetivo de identificar pontos de interesse de melhorias e qualifica√ß√£o dos espa√ßos urbanos no Centro Hist√≥rico e 4¬ļ Distrito de Porto Alegre.¬†

 

Questionário sobre o Centro Histórico:
 

Question√°rio sobre o 4¬ļ Distrito: