Paradas de √īnibus

Para melhorar o atendimento ao usu√°rio do transporte coletivo nos locais de embarque e desembarque, Porto Alegre j√° disp√Ķe de 280 novos abrigos de √īnibus, instalados at√© junho deste ano. A entrega √©¬†resultado de uma parceria p√ļblico-privada entre a prefeitura e a concession√°ria Eletromidia.¬†Do total dos equipamentos instalados, 154 deles s√£o do tipo A, com quatro metros, e 126 do tipo B, com tr√™s metros¬†dispon√≠veis. Os dois modelos preveem piso podot√°til, espa√ßo para cadeirantes, ilumina√ß√£o artificial, tr√™s tomadas USB, prote√ß√£o para vento e chuva e informa√ß√Ķes das linhas. A instala√ß√£o das estruturas n√£o tem custo para o munic√≠pio.

 

13FEV2023_AlexRocha_Abrigos_Novos_-3.jpg

 

‚ÄúEm at√© cinco anos teremos 1.507 abrigos novos na cidade. Essa parceria √© muito importante para darmos um salto de qualidade no atendimento ao usu√°rio do transporte coletivo, sobretudo nos locais de embarque e desembarque‚ÄĚ, destaca o secret√°rio de Mobilidade Urbana, Ad√£o de Castro J√ļnior.

 

Dos 280 abrigos instalados na cidade, 70 s√£o abrigos sustent√°veis, com placas fotovoltaicas para gera√ß√£o de energia, e 20 disponibilizam acesso gratuito ao wi-fi, com previs√£o de chegar a 100 abrigos com conex√£o 5G gratuita nos pr√≥ximos meses, resultado de parceira entre a concession√°ria e uma operadora de telefonia. A concession√°ria tamb√©m √© respons√°vel pela manuten√ß√£o dos equipamentos e, em 2023, realizou mais 8 mil a√ß√Ķes de limpeza, vistoria, retirada de picha√ß√£o, entre outras.

 

Em contrapartida para instalação e manutenção dos abrigos, foram colocados 156 painéis publicitários conhecidos como Mobiliário Urbano Para Informação (MUPI): 52 são painéis estáticos e 104 painéis digitais. Essa é a forma de remuneração do contrato para o parceiro privado.

 

De acordo com o regramento previsto no edital, os Mupis podem ser instalados em uma dist√Ęncia de at√© 40 metros dos abrigos e essas instala√ß√Ķes devem respeitar a NBR 9050 de acessibilidade do Conselho Nacional de Tr√Ęnsito (Contran). Por isso, antes da instala√ß√£o desses pain√©is, os projetos passam por an√°lise na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e na Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC).

 

20230629-ROTH8175.jpg

 

A qualifica√ß√£o integra as melhorias realizadas pelo programa Mais Transporte, com o objetivo de qualificar o servi√ßo de transporte p√ļblico prestado aos usu√°rios, com maior efici√™ncia operacional e transpar√™ncia das informa√ß√Ķes e dados do Sistema Municipal de Transporte P√ļblico e de Circula√ß√£o (SMTPC) do Munic√≠pio de Porto Alegre.