Programa QualiÔnibus

Transporte coletivo de qualidade – QualiÔnibus


A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), participa desde 2019 do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus. Desenvolvido pelo WRI Brasil com o apoio financeiro e conceitual da FedEx Corporation, o programa visa a atrair e manter os clientes do sistema, melhorar a mobilidade e tornar o transporte público mais sustentável. O grupo utiliza como principais ferramentas o levantamento de indicadores de qualidade e a pesquisa de satisfação dos usuários para gerar avaliações precisas que vão orientar o planejamento de melhorias mais efetivas por parte da empresa operadora e da administração municipal. O processo facilita a replicação dessas ações em diferentes sistemas de transporte e torna mais efetiva a busca por soluções para o transporte coletivo.

 

Giulian Serafim -1700.jpg​

 

Grupo de Benchmarking

 

Benchmarking é uma ferramenta de qualidade que consiste em um processo de comparação e troca de experiências entre organizações com o objetivo de identificar melhores práticas e soluções para a melhoria da qualidade.

O Grupo de Benchmarking QualiÔnibus foi formado em 2017, tendo como participantes provedores do transporte coletivo de diferentes cidades e regiões metropolitanas brasileiras (incluindo gestores, reguladores e operadores do serviço). Coordenado pelo WRI Brasil, o Grupo ainda possui organizações facilitadoras – de reconhecimento técnico na área como o Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getulio Vargas - FGV/CERI, o Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento - ITDP Brasil e NTU – e o apoio da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana da ANTP e da Frente Nacional de Prefeitos.