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Conteúdos relacionados a: Atendimento e ouvidoria

Canal de comunicação pelo qual os usuários podem buscar informações, esclarecer dúvidas, encaminhar reclamações, solicitações e sugestões para melhoria do atendimento.

 

Requisitos / Documentos necessários

Documento de Identificação do paciente (não obrigatório).
Cartão SUS (não obrigatório).

 

Principais Etapas do Serviço

A solicitação é registrada pela equipe da Ouvidoria no Sistema Fala156.

A equipe da Ouvidoria entra em contato com o serviço responsável pela solicitação.

O serviço entra em contato para solucionar a solicitação e insere resposta no Sistema Fala156.

Ouvidoria informa resposta ao cidadão.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Até 20 dias, podendo prorrogar por mais 20 dias.

 

Formas de Prestação de Serviço

Pelo 156, de segunda a sexta-feira, 24h.

Atendimento presencial - das 8h30min às 12h e das 13h às 17h, na Avenida João Pessoa, 325, térreo, de segunda a sexta-feira.

Por carta - Remeter correspondência para Ouvidoria da Saúde - Avenida João Pessoa 325, bairro Farroupilha - CEP 90040-971.

Pela internet – Acesso pelo site da Secretaria Municipal da Saúde (clique aqui) .

 

Atualizado em
09/03/2020

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) é um sistema que centraliza as entradas e saídas de todos os pedidos de acesso dirigidos ao Poder Executivo Municipal. O objetivo do e-SIC é organizar e facilitar os procedimentos de acesso à informação tanto para os cidadãos quanto para a Administração Pública. O e-SIC permite que qualquer pessoa física ou jurídica encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal.

 

Requisitos / Documentos necessários

Nome, endereço e e-mail. 

 

Principais Etapas do Serviço

Pedido de informação.

Geração de número de protocolo.

Análise da demanda.

Encaminhamento ao órgão responsável.

Acompanhamento da tramitação do pedido.

Resposta adequada ao cidadão.

Geração de relatório estatístico.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Os órgãos e entidades municipais têm até 20 dias para atender ao pedido. O prazo pode ser prorrogado por mais 10 dias, se houver justificativa expressa.

 

Formas de Prestação de Serviço

Atendimento presencial ou pela internet.

Atualizado em
28/11/2019

A Ouvidoria-Geral do Município informa que os atendimentos presenciais estão suspensos temporariamente. O atendimento está sendo realizado através do sistema eletrônico me-Ouv, por e-mail e telefone (51) 3289-1200.

 

A Ouvidoria-Geral do Município de Porto Alegre é o órgão responsável, de forma prioritária, pelo tratamento das reclamações e denúncias relativas à prestação dos serviços públicos da administração pública municipal direta e indireta, bem como das entidades privadas de qualquer natureza que operem com recursos públicos, na prestação de serviços à população.

Requisitos / Documentos necessários

Nome, telefone, endereço do usuário e endereço da ocorrência.

 

Principais Etapas do Serviço

Receber a manifestação.

Gerar número de protocolo.

Análise da demanda.

Solicitar complementação caso necessário.

Encaminhar para o órgão/gestor responsável para conhecimento e prestação de esclarecimentos.

Acompanhamento da tramitação do pedido.

Resposta adequada ao cidadão.

Elaborar e publicar relatório de suas atividades para avaliação da qualidade da prestação dos serviços públicos municipais. 

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

30 (trinta) dias para responder ao demandante, podendo ser prorrogado de forma justificada, uma única vez, por igual período.

 

Formas de Prestação de Serviço 

Pelo me-Ouv  Sistema de Ouvidoria Municipal de Porto Alegre ou atendimento presencial.

 

Legislação

Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017 (Lei de Proteção e Defesa dos Usuários de Serviços Públicos).

Decreto nº 19.849, de 5 de outubro de 2017 (Institui a Ouvidoria-Geral do Município).

Atualizado em
26/05/2020

Informações ao cidadão sobre os serviços da Prefeitura e funcionamento do Orçamento Participativo. O atendimento é realizado pelos Centros de Relações Institucionais e Participativas (CRIPs). A coordenação é da Coordenação de Relações Institucionais e Participativas (CORIP), subordinada à Diretoria Geral de Participação Cidadã (GDPC).
 

Requisitos / Documentos necessários

Comparecimento ou contato do cidadão por telefone ou e-mail com o CRIP de sua região. (das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, de segunda-feira a sexta-feira).

 

Principais Etapas do Serviço

Acolhimento do cidadão.

Registro de demanda.

Prestação de informação.

Organização e execução dos Fóruns Regionais do Orçamento Participativo (FROPs).

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

A execução da demanda solicitada pela comunidade, no minimo no prazo de um ano.

 

Formas de Prestação de Serviço

Contatos:

CORIP – 3289-6643 / 3289-6671


Região 1 - CRIP Humaitá  
E-mail: criphumaita@portoalegre.rs.gov.br
Telefones: (51) 3289-8365, (51) 3289-8361
Endereço: Av. Cairú, 721 (terminal de ônibus)
Bairros atendidos: Anchieta, Navegantes, Farrapos, Humaitá, São Geraldo.

 

Região 2 – CRIP Noroeste
E-mail: cripnoroeste@portoalegre.rs.gov.br
Telefones: (51) 3289-8394, (51) 3289-5099
Endereço: Rua Santa Catarina, 105
Bairros atendidos: Boa Vista, Cristo Redentor, Higienópolis, Jardim Floresta, Jardim Itu, Jardim Lindóia, Jardim São Pedro, Passo da Areia, Santa Maria Goretti, São João, São Sebastião, Vila Ipiranga.

 

Região 3 – CRIP Leste
E-mail: cripleste@portoalegre.rs.gov.br
Telefones: (51) 3289-5094, (51) 3289-5095
Endereço: Rua São Felipe, 144
Bairros atendidos: Bom Jesus, Chácara das Pedras, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Sabará, Morro Santana, três Figueiras, Vila Jardim.

 

Região 4 – CRIP Lomba do Pinheiro
E-mail: criplomba@portoalegre.rs.gov.br
Telefones: (51) 3289-5034, (51) 3289-8389
Endereço: Estrada João de Oliveira Remião, 5450
Bairros atendidos: Agronomia e Lomba do Pinheiro.

 

Região 5 – CRIP Norte
E-mail: cripnorte@portoalegre.rs.gov.br
Telefones: (51) 3289-5084, (51) 3289-5085
Endereço: Rua Afonso Paulo Feijó, 220
Bairros atendidos: Sarandi e Santa Rosa de Lima.

 

Região 6 – CRIP Nordeste
E-mail: cripnordeste@portoalegre.rs.gov.br
Telefones: (51) 3289-8376, (51) 3289-5096
Endereço: Estrada Martim Félix Berta, 2355
Bairros atendidos: Mário Quintana.

 

Região 7 – CRIP Partenon
E-mail: crippartenon@portoalegre.rs.gov.br
Telefones: (51) 3289-5033, (51) 3289-8306
Endereço: Av. Bento Gonçalves, 6670 (terminal Antônio de Carvalho)
Bairros atendidos: Coronel Aparício Borges, Partenon, Santo Antônio, São José, Vila João Pessoa.

 

Região 8 – CRIP Restinga
E-mail: criprestinga@portoalegre.rs.gov.br
Telefones: (51) 3289-8390, (51) 3289-8393
Endereço: Rua Antônio Rocha Meirelles Leite, 50
Bairros atendidos: Restinga.

 

Região 9 – CRIP Glória
E-mail: cripgloria@portoalegre.rs.gov.br
Telefones: (51) 3289-5092, (51) 3289-5093
Endereço: Av. Cel. Aparício Borges, 981
Bairros atendidos: Belém Velho, Cascata, Glória.

 

Região 10 – CRIP Cruzeiro
E-mail: cripcruzeiro@portoalegre.rs.gov.br
Telefones: (51) 3289-8403, (51) 3289-8402
Endereço: Rua Mariano de Matos, 889
Bairros atendidos: Medianeira, Santa Tereza.

 

Região 12 – CRIP Centro-sul
E-mail: cripcentrosul@portoalegre.rs.gov.br
Telefones: (51) 3289-8397, (51) 3289-8396, (51) 3242-8504
Endereço: Rua Afonso Arinos, 849
Bairros atendidos: Camaquã, Campo Novo, Cavalhada, Nonoai, Teresópolis, Vila Nova.

 

Região 13 – CRIP Extremo-sul
E-mail: cripextremosul@portoalegre.rs.gov.br
Telefone: (51) 3289-8406, (51) 3289-8422
Endereço: Av. Des. Jorge Mello Guimarães, 12
Bairros atendidos: Belém Novo, Chapéu do Sol, Lageado, Lami, Ponta Grossa.


Região 14 – CRIP Eixo Baltazar
E-mail: cripeixo@portoalegre.rs.gov.br
Telefone: (51) 3289-8374, (51) 3289-5086
Endereço: Rua Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, sala 320 (Centro Vida)
Bairros atendidos: Passo das Pedras, Rubem Berta.

 

Região 15 – CRIP Sul
E-mail: cripsul@portoalegre.rs.gov.br
Telefones: (51) 3289-8411, (51) 3289-5089
Endereço: Av. Eduardo Prado, 1921, loja 05
Bairros atendidos: Aberta dos Morros, Espírito Santo, Guarujá, Hípica, Ipanema, Pedro Redonda, Serraria, Tristeza, Vila Assunção, Vila Conceição.

 

Região 16 – CRIP Centro
E-mail: cripcentro.atendimento@portoalegre.rs.gov.br
Telefone: (51) 3289-8358, (51) 3289-8410
Endereço: Av. João Pessoa, 1110 (Casa dos Conselhos)
Bairros atendidos: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana.

 

Região 17 – CRIP Ilhas
E-mail: cripilhas@portoalegre.rs.gov.br
Telefones: (51) 3289-8362, (51) 3289-5078
Endereço: Rua Capitão Coelho (Praça Salomão Pires de Abraão, s/n)
Bairros atendidos: Arquipélago.

 

Legislação

Artigo 3º do Decreto nº 20.106, de 19 de novembro de 2018 (Consolida a estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Relações Institucionais - SMRI).

Lei Ordinária nº 12.502, de 24 de janeiro de 2019 (atribui verba de representação aos titulares dos cargos em comissão ou funções gratificadas que menciona).

Artigos 4º, 12 e 17 da Lei Complementar 817, de 30 de agosto de 2017 (Dispõe sobre a reorganização da Administração Pública Municipal).

Atualizado em
02/06/2020

O Atendimento ao Cidadão 156 tem o propósito de receber e encaminhar as manifestações da sociedade sobre os serviços públicos municipais (reclamações, denúncias e dúvidas). Atualmente, o serviço é coordenado pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).

 

Requisitos / Documentos necessários

Identificação do usuário: nome e endereço.

Identificação do serviço e endereço da ocorrência.

*Os pedidos devem estar relacionados com os serviços públicos prestados pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre.


**Alguns serviços exigem outros documentos (ver serviço especifico).

 

Principais Etapas do Serviço

Manifestação do usuário via canal de comunicação da prefeitura (156).

Encaminhamento para o setor responsável por meio de sistema de protocolo.

Resposta à informação solicitada no contato.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Por telefone: atendimento em 30 segundos (tempo de espera).

Por sistema web, App Colab e e-mail: um dia útil para encaminhamento ao setor responsável.

*Os prazos se referem ao encaminhamento da demanda (prazos dos serviços devem ser consultados na página do serviço especifico).

 

Formas de Prestação de Serviço

Por telefone.

Por sistema web.

Atualizado em
27/04/2020

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