Equipe do CadÚnico atende população acolhida em abrigos provisórios

14/05/2024 17:35
Julio Ferreira / PMPA
Defesa Civil
Ação visa atualizar dados, fazer novos cadastros e oferecer consulta do benefício do Bolsa Família

O serviço de Cadastro Único de Porto Alegre começou nesta terça-feira, 14, o atendimento às famílias atingidas pela enchente, nos abrigos provisórios da cidade. As equipes visitam os alojamentos para atualizar dados, fazer novos cadastros e oferecer consulta do benefício do Programa Bolsa Família. A ação é realizada das 9h30 às 12h e das 14h às 17h e estende-se aos mais de 150 abrigos emergenciais para orientar os acolhidos.

O supervisor do Cadastro Único na região Centro-Sul, Júlio Almada, reforçou a importância da atividade. "Estamos presentes para esclarecer dúvidas, fazer a consulta ao sistema, conferir a situação de cada um, atualizar dados". De acordo com a Gestão de Benefícios e Cadastro Único de Porto Alegre, atender as pessoas que estão nos abrigos provisórios é a prioridade nesse momento. As famílias vindas de outras cidades devem manter o seu domicílio original cadastrado para evitar perder benefícios.

Acolhida com o marido, duas filhas e genro em alojamento no Morro Santa Teresa, Adriana Freitas saiu de casa no bairro Humaitá, um dos que mais sofreu com a inundação. "A gente foi bem acolhida aqui e estamos mais tranquilos. Conferimos o cadastro e está tudo certinho".

A ação integrada do CadÚnico conta também com serviços da Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Justiça (TJ) e Organização das Nações Unidas (ONU) que atendem com orientações e encaminhamentos de documentação. No primeiro dia, nesta terça, o serviço esteve disponível em quatro espaços nos bairros Camaquã, Cristo Redentor, Santa Tereza e Sarandi. Nos próximos dias, os abrigos visitados serão os mais populosos.

Bolsa Família - O pagamento do benefício do Programa Bolsa Família será antecipado para todos os beneficiários do Rio Grande do Sul na sexta-feira, 17. Não será necessário esperar a data informada inicialmente, que segue o calendário escalonado conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). A medida faz parte das ações que visam amenizar os impactos das enchentes.

Quem precisou sair do seu domicílio em decorrência da situação de calamidade não precisa realizar atualização cadastral no momento. A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) ressalta a importância, diante da procura por novos cadastros e atualização de dados, de apresentar documentos com foto. Aqueles que não possuem documento, perderam o cartão ou documentos pessoais, devem aguardar a orientação do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) nos próximos dias.

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Evelize Fabricio

Gilmar Martins

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