Verdes complementares

O que é um verde complementar?

Verdes complementares s√£o as rotat√≥rias e os canteiros centrais de ruas e avenidas. S√£o espa√ßos de car√°ter p√ļblico que contribuem com a preserva√ß√£o da vegeta√ß√£o, permeabilidade do solo, tr√Ęnsito de pedestres e ve√≠culos, manuten√ß√£o do equil√≠brio do microclima, combate √† polui√ß√£o visual e promo√ß√£o do bem-estar das pessoas.

O que faz o adotante de um verde complementar?

O adotante assume os serviços de manutenção e adquire o direito de projetar uma ambientação nova no local, valorizando a cidade em geral, e de nele anunciar graficamente a sua própria marca, valorizando a empresa. Os espaços adotados podem ser equipados com bancos, floreiras, mesas, cadeiras, guarda-sóis, obras de arte ou outros elementos de mobiliário com função de recreação ou de manifestação artística.

Legislação

A regulamenta√ß√£o dos Verdes Complementares consta na¬†Lei 12.583, de 9 de agosto de 2019, que permite a ado√ß√£o por pessoas f√≠sicas e jur√≠dicas de pra√ßas e parques, mas tamb√©m passarelas, canteiros e rotat√≥rias, passeios, fachadas de pr√©dios p√ļblicos, monumentos e outros.

Manual para a Adoção de Verdes Complementares

Para estimular a ades√£o a esta pol√≠tica, a Prefeitura de Porto Alegre elaborou o Manual para a Ado√ß√£o de Verdes Complementares, com todas as informa√ß√Ķes necess√°rias para realiza√ß√£o do projeto. O manual cont√©m a legisla√ß√£o pertinente e as etapas de ado√ß√£o do espa√ßo, com diagramas explicativos e resumos das recomenda√ß√Ķes e exig√™ncias. Desta forma esperamos esclarecer e sensibilizar o maior n√ļmero de parceiros poss√≠veis, tornando a nossa cidade mais bonita, viva e compartilhada. Uma cidade para as pessoas.

https://prefeitura.poa.br/smsurb/projetos/verdes-complementares