Parque Chico Mendes

O Parque Chico Mendes está localizado na zona norte de Porto Alegre, entre os bairros Jardim Leopoldina e Chácara da Fumaça, oferecendo à zona norte da cidade uma opção de descanso e lazer acessível à população da região. Calcula-se que o parque beneficie diretamente cerca de 200 mil pessoas.

A √°rea destinada ao lazer do parque conta com quatro canchas polivalentes (v√īlei, basquete e futebol de sal√£o), dois campos de futebol, duas canchas de bocha, pra√ßa infantil, al√©m de churrasqueiras espalhadas por toda a √°rea.

O memorial Chico Mendes e o anfiteatro ao ar livre se destinam a cerim√īnias oficiais e programa√ß√£o cultural, como shows musicas, pe√ßas teatrais e manifesta√ß√Ķes da comunidade.

A vegetação do local caracteriza-se pela presença de eucaliptos e árvores nativa. Diversas espécies de fauna, como socós, frangos d’água, saracuras, bem-te-vis, pica-paus, tico-ticos e marrecas piadeiras são observadas no local.

IMG_0524.png

Quem foi Chico Mendes
Francisco Alves Mendes Filho, o Chico Mendes, foi seringueiro desde os 9 anos, sempre defendendo a preserva√ß√£o da Floresta Amaz√īnica por meio da cria√ß√£o de reservas extrativistas de culturas nativas como o baba√ß√ļ, borracha, guaran√°, castanhas e ervas medicinais. Chico Mendes acreditava que a cria√ß√£o das reservas fosse a √ļnica maneira da floresta amaz√īnica se tornar uma regi√£o economicamente vi√°vel para o Brasil e para o mundo.¬† Chico Mendes foi assassinado em dezembro de 1988, em Xapur√≠ no Acre.

Endereço: Rua Irmão Idelfonso Luis, 240, bairro Mário Quintana
√Ārea: ¬†25,29 hectares
Inaugurado em: 12 de dezembro de 1992
Contato: Unidade dos Parques Urbanos (prédio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos SMSurb)- Telefone: 3289-2241