Parque Natural Municipal Saint´Hilaire

As Unidades de Conservação, denominação dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, são áreas naturais com características especiais, como presença de espécies animais, vegetais e biomas ameaçados de extinção, além de nascentes e cursos de água. A utilização desses espaços restringe-se à preservação, manutenção, utilização sustentável de pesquisa, restauração e a recuperação do ambiente natural, para que possa produzir o maior benefício, mantendo o potencial de satisfazer as necessidades e aspirações previstas em lei. Porto Alegre conta com quatro Unidades de Conservação, sendo elas: Parque Natural Morro do Osso, Parque Natural Municipal Saint’Hilaire, Refúgio de Vida Silvestre São Pedro e Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger.

DSC_0296.png


Instituído pela Lei 16, de 29 de novembro de 1947, o Parque Natural Municipal Saint’Hilaire tem finalidade de proteger e preservar os ecossistemas e a diversidade biológica, promover pesquisas científicas, além de integrar a comunidade do entorno por meio da educação ambiental. Inserido no Bioma Pampa, possui 130 hectares e abriga fisionomias de campo nativo e floresta representativa da Mata Atlântica. As nascentes presentes na reserva contribuem para a formação do Arroio Dilúvio, e as colinas das terras altas com butiazais, típicas da região leste de Porto Alegre, fazem parte de ecossistemas ameaçados no RS. 

O objetivo da criação do, denominado inicialmente, Jardim Botânico Municipal Parque Saint’Hilaire, foi a proteção do manancial d’água para manter a captação de água para abastecimento público. Com a criação da Secretaria de Meio Ambiente em 1977, passou a denominar-se Parque Saint’Hilaire, sendo separado em duas áreas: uma de Preservação Permanente e outra destinada à recreação pública. Em 2002, foi elaborado o Plano de Manejo e, em 2003, o Parque foi enquadrado no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza-SNUC, passando a denominar-se Parque Natural Municipal Saint’Hilaire. Em 2022, o município de Porto Alegre passou a administrar somente a área localizada no território de Porto Alegre, transferindo a área restante, por Cessão de Uso, para o município de Viamão.


Endereço: Rua Victorino Luiz de Fraga, nº 1000, Bairro Lomba do Pinheiro, entre as paradas 5 e 6. Porto Alegre/RS.
Telefone: (51) 3289-5318
E-Mail: sainthilaire@portoalegre.rs.gov.br
Horário de Funcionamento: Temporariamente fechado
Área:  Aproximadamente 130 ha
Instituído em: 2003
Visitação: O Parque está em processo de readequação que inclui a instalação de novas estruturas administrativa e funcional, estando temporariamente fechado. A visitação terá foco na educação ambiental e pesquisas científicas

Acompanhe a prefeitura nas redes