Educação Ambiental

A Equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade promove atividades, palestras, seminários e oficinas para a população, visando à conexão e ao fortalecimento da preservação ambiental de Porto Alegre. Com atividades promovidas nas áreas verdes de Porto Alegre, o setor é responsável por trilhar caminhos ecológicos e disseminar os ideais sustentáveis, ambientais e ecológicos da Smamus para os cidadãos.

DSC05562.png

TRILHAS INTERPRETATIVAS:
Porto Alegre possui quatro Unidades de Conservação, além de 10 Parques Urbanos com finalidade de preservar a flora e fauna ameaçadas de extinção, além de contemplar a natureza.  De forma a informar a população sobre as questões ambientais e os cuidados que devemos ter com essas áreas verdes, as trilhas interpretativas nesses espaços informam dados históricos e científicos, desmistificam fatos e criam a sensação de pertencimento e vínculo, fortalecendo o cuidado da população com os locais. As atividades são divulgadas pelas redes sociais da Smamus (@smamuspoa) e possuem inscrições pelo e-mail inscricoes.smamus@gmail.com. Agendamentos de grupos podem ser solicitados pelo e-mail educacaoambiental@portoalegre.rs.gov.br.

OFICINAS DE OBSERVAÇÕES DE AVES:
Com cerca de 280 espécies de aves catalogadas, Porto Alegre tem na avifauna uma importante parte da fauna local. A atividade de observação de aves valoriza os animais e incentiva os observadores a preservar essas espécies. Por conta de as atividades ocorrerem nos Parques Urbanos da cidade, abrigos seguros que dispõem de alimentos para as aves, a atividade também promove a preservação dos espaços. As atividades são divulgadas pelas redes sociais da Smamus (@smamuspoa) e possuem inscrições pelo e-mail inscricoes.smamus@gmail.com.
 
PALESTRAS  E OFICINAS EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
Palestras e Oficinas em escolas, universidades e empresas públicas e privadas, com temas focados no meio ambiente, especialmente flora, fauna e sustentabilidade são promovidas pela Equipe de Educação Ambiental em parceria com outros setores da Smamus. As solicitações devem ser realizadas pelo e-mail educacaoambiental@portoalegre.rs.gov.br.

SEMINÁRIOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
Seminários presenciais, abertos ao público no Centro de Visitantes, no Parque Farroupilha e on-line, com transmissão ao vivo no canal da Smamus no Youtube, são realizados com temas relacionados à preservação da flora e fauna da cidade, com convidados externos e internos. As atividades visam transmitir os conhecimentos técnicos dos profissionais para a população desmistificando crenças do imaginário popular que possam prejudicar o meio ambiente. As atividades são divulgadas pelas redes sociais da Smamus (@smamuspoa) e possuem inscrições pelo e-mail inscricoes.smamus@gmail.com.


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: 
Em parceria com a Biblioteca Infantil Maria Dinorah, as oficinas de Contação de Histórias são realizadas em escolas e centros infantis, também podendo ser realizadas no Centro de Visitantes, no Parque Farroupilha.
As ações de educação ambiental da Smamus são coordenadas pela Equipe de Educação Ambiental, que pode ser contatada pelo telefone (51) 3289- 7597 ou pelo e-mail educacaoambiental@portoalegre.rs.gov.br

Acompanhe a prefeitura nas redes