Parque Moinhos de Vento (Parc√£o)

O nome do Parque Moinhos de Vento tem sua origem no século XVIII, quando Antonio Martins Barbosa, vindo de Minas Gerais, estabeleceu-se com seu moinho de vento no espigão onde hoje se situa a avenida Independência.

A Lei Municipal 2.419, que desapropria a área do parque destinando-a ao município, foi assinado pelo então prefeito José Loureiro da Silva, em 10 de setembro de 1962. Em 09 de novembro de 1972, o prefeito Thompson Flores assinou o Decreto 3.703, denominando o local de Parque Moinhos de Vento.

Hoje, o Parque Moinhos de Vento oferece op√ß√Ķes de lazer como jogging, patina√ß√£o, quadras de futebol, t√™nis, v√īlei e aparelhos de gin√°stica.¬†

O Inventário da arborização do Parque, finalizado em 2018, aponta que existem  no local 1.538, de 117 diferentes espécies, sendo o ipê-roxo-de-sete-folíolos (Handroanthus hepataphyllus), com 186 indivíduos arbóreos, a espécie com maior ocorrência.

O parque conta com  moinho açoriano, ao estilo dos que existiam no bairro nos primórdios da cidade, elemento que constitui uma forte atração turística.

IMG_0360.png

Endere√ßo: Rua Comendador Caminha, s/n¬ļ, bairro Moinhos de Vento
√Ārea: 11,50 hectares
Inaugurado em: 9 de novembro de 1972