Parque Gabriel Knijnik

Localizado no Bairro Vila Nova, o Parque Knijnik foi incorporado em 1997 às áreas verdes de Porto Alegre. No passado, foi área de lazer e sítio do engenheiro civil Gabriel Knijnik, que doou a área, em testamento, com o desejo de transformá-la em parque municipal. No local, há uma placa alusiva à doação, como homenagem ao engenheiro.

A área  conta com diferentes ambientes, com diversas espécies da fauna e flora. Há pomar, onde se encontram árvores frutíferas como pitangueira, pereira, ameixeira e jaboticabeira, além de eucaliptos e pinus. Também possui uma área de banhado e uma grande área de preservação.

Nas obras de urbaniza√ß√£o foram constru√≠dos sanit√°rios, coreto, playground, doze churrasqueiras, duas quadras de futebol em saibro, uma cancha de bocha, passeios e estacionamento para 100 carros. No pr√©dio da sede administrativa, h√° duas salas de uso m√ļltiplo e, na guarita de acesso ao parque, um mirante com vista para o Lago Gua√≠ba.

O parque localiza-se na Estrada Amap√°. Para se deslocar at√© o local, √© poss√≠vel utilizar a linha de √īnibus 271-Amap√°, da empresa STS, com final da linha em frente √† entrada do parque. De carro, deve-se seguir pela avenida Cavalhada at√© a rua Vicente Monteggia.¬†
 

Knijnik.JPG

Endereço: Estrada Amapá, 2.300, bairro Vila Nova
√Ārea: 11,95 hectares
Inaugurado em: 27 de outubro de 2004
Contato: Unidade dos Parques Urbanos (prédio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos SMSurb)- Telefone: 3289-2241