Viveiro Municipal
O local foi totalmente revitalizado em 2023, recebendo novas estruturas físicas de apoio e produção vegetal, reforma do prédio administrativo, capatazia, galpões de ferramentas e equipamentos, depósito e passeios conectando os locais.
Da área de 3,5 hectares, 2,5 hectares são destinados à produção de mudas mudas nativas naturais de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul – vegetação arbórea, arbustiva e herbácea, valorizando a flora local e conservando o patrimônio natural da cidade.
A produção de mudas no Viveiro Municipal é voltada para os espaços públicos como vias, praças, parques e em áreas de preservação permanente, gerando incremento da biodiversidade na arborização, melhorando a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental de Porto Alegre.
Endereço: Rua Vitorino Luiz de Fraga, nº 1000, na Lomba do Pinheiro
Área: 3,5 hectares
Inaugurado em: O Viveiro Municipal iniciou suas atividades pelo Decreto 6068 de 09 de agosto de 1977, que aprovou o Regimento Interno da então recém-criada Secretaria do Meio Ambiente
Contato: viveiro@portoalegre.rs.gov.br
Perguntas Frequentes
- O Viveiro Municipal doa mudas?
-
A atribuição principal do Viveiro Municipal é planejar, orientar e realizar a produção de mudas de espécies dos diferentes extratos da flora nativa autóctone de Porto Alegre, desde a seleção, mapeamento de árvores matrizes, coleta de sementes, até a entrega de mudas para a implantação nas áreas verdes públicas - ruas, praças, parques e próprios municipais. Casos de relevante interesse público e ambiental poderão ser avaliados e as doações autorizadas.
- O Viveiro Municipal produz mudas para o plantio nas ruas?
-
O Viveiro Municipal passou por um processo de reformulação visando a retomada da produção de mudas, com foco nas espécies autóctones de Porto Alegre - arbóreas e ornamentais. As mudas serão prioritariamente utilizadas nas áreas verdes públicas, o que inclui o sistema viário.
A arborização viária terá em sua composição espécies nativas de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, do Brasil e também espécies exóticas. Espécies nativas poderão ser disponibilizadas pelo Viveiro Municipal e por Viveiros Comerciais. Já as exóticas, serão provenientes de Viveiros Comerciais.
- O Viveiro Municipal recebe doação de mudas?
-
O Viveiro Municipal atualmente não recebe mudas de doações. Antigamente, o Viveiro Municipal recebia mudas de terceiros, devido à legislação que permitia compensação vegetal por entrega de mudas ao Município, também o formato de administração do Viveiro era outro. Com a mudança da legislação referente à compensação vegetal e com a nova forma de operação do Viveiro Municipal, atualmente não se recebe mais mudas por doação.
- O Viveiro Municipal é aberto ao público?
-
O Viveiro Municipal tem como função primeira a produção de mudas, logo o foco da operação está voltado às funções operacionais. A Smamus vem reestruturando o espaço para receber ações de educação ambiental voltadas às instituições, com o objetivo principal de informar e chamar a atenção da população para a importância da valorização da flora local e para os benefícios da arborização urbana e do paisagismo para a melhoria da qualidade ambiental da cidade. Atualmente o Viveiro Municipal não está aberto ao público geral, fazendo-se necessário que as instituições realizem o agendamento prévio da visita.