Jardins do DMAE

Dmae 61 Anos

Educação ambiental e campanha de conscientização

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou diversas ações ao longo de 2022 com o objetivo de promover o conhecimento em torno da importância dos cuidados com a água e o descarte correto de resíduos. Neste sentido, durante a 68ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, foi lançada a campanha Eu cuido do lixo. Eu cuido da água. Idealizada a partir da ação de cuidados com a cidade promovida pela prefeitura A gente vive. A gente cuida.

Em dois dias de campanha durante a presença do Departamento na Feira do Livro, foram recolhidas mais de 5 mil sacolas plásticas e trocadas por ecobags sustentáveis que não agridem o meio ambiente. Além disso, também esteve exposta uma caixa em acrílico transparente contendo lixo que foi encontrado nas redes de esgoto e arroios de Porto Alegre.

Além da presença da equipe de Educação Ambiental na Feira do Livro, a área esteve em destaque no Departamento em 2022. Foram mais de 4 mil visitantes ao longo do último ano. No total, 117 visitas guiadas ocorreram na Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento, com escolas e instituições de ensino.

Semana da Água e pintura em bueiros

Dentro da programação da Semana da Água, realizada entre os dias 7 e 15 de outubro de 2022, uma parceria entre a equipe de Educação Ambiental e o projeto Alan Bari e a Turma do Guaíba começou a espalhar mensagens de cuidado com a água e com o lixo pela cidade. Em conjunto, foram realizadas pinturas em bueiros localizados em cinco escolas e instituições de ensino de Porto Alegre com uma arte que traz mensagens ecológicas com os personagens da Turma do Guaíba.

A Semana da Água também teve uma programação especial no jardim da ETA Moinhos de Vento com a realização da 16ª Gincana Ambiental que reuniu cerca de 200 crianças de quatro escolas da rede pública de ensino.

Acompanhe a prefeitura nas redes