Jardins do DMAE

Jardim e Cachorródromo

210316_Giulian Serafim_PMPA15.jpg210316_Giulian Serafim_PMPA23.jpg

O Jardim do Dmae est√° localizado na rua 24 de Outubro, 200, bairro Moinhos de Vento, junto √† Esta√ß√£o de Tratamento de √Āgua (ETA) Moinhos.

Horário de visitação: segunda a domingo, das 8h às 18h
E-mail para autorização de atividades especiais, fotos, vídeos e piqueniques acima de 10 pessoas: comunicados@dmae.prefpoa.com.br

 

Histórico

O Jardim da Hidr√°ulica Moinhos de Vento faz parte dos pr√©dios da sede administrativa do Dmae. Se voc√™ j√° visitou o local, deve ter visto o chafariz e as esculturas que o circundam. As 4 est√°tuas representam os afluentes do Gua√≠ba ‚Äď sendo duas figuras femininas, conhecidas como Ninfas, que simbolizam os rios Ca√≠ e Sinos, e duas masculinas, representando os rios Jacu√≠ e Gravata√≠, tamb√©m chamados de Netunos. Na forma√ß√£o original, onde hoje est√° instalado o chafariz, existia outra est√°tua simbolizando o lago Gua√≠ba.

O mais antigo monumento p√ļblico de Porto Alegre, instalado em 1866, tinha o prop√≥sito de abastecer a popula√ß√£o de √°gua pot√°vel e ficava na Pra√ßa da Matriz. Esculpidas em m√°rmores de Carrara, a est√°tua tem uma est√©tica cl√°ssica idealizada pelo arquiteto italiano Jos√© Obino. As pe√ßas, que estavam na Pra√ßa Dom Sebasti√£o, no bairro Independ√™ncia, foram instaladas no Jardim em 2014.

 

 

Espa√ßo da rua Hil√°rio Ribeiro ‚Äď Cachorr√≥dromo

O espa√ßo arborizado do Departamento Municipal de √Āgua e Esgotos (Dmae), localizado na esquina da rua Hil√°rio Ribeiro com a Bar√£o de Santo √āngelo, atr√°s da Esta√ß√£o de Tratamento de √Āgua (ETA) Moinhos de Vento, fica aberto ao p√ļblico das 8h √†s 18h, de segunda a segunda, com exce√ß√£o de feriados. O local √© utilizado pelos moradores da regi√£o como √°rea recreativa para c√£es, j√° que o jardim da rua 24 de Outubro restringe a entrada de animais.
Para auxiliar no recolhimento dos dejetos dos pets, está disponível uma lixeira com suporte para sacos plásticos. O Departamento solicita que os tutores acompanhem e supervisionem seus animais.
 

 

Confira as regras de utilização do JARDIM: