Jardins do DMAE

Jardim e Cachorródromo

210316_Giulian Serafim_PMPA15.jpg210316_Giulian Serafim_PMPA23.jpg

Jardim do Dmae

O Jardim da Hidráulica Moinhos de Vento está localizado na sede administrativa do Dmae e abriga o monumento público mais antigo de Porto Alegre: quatro estátuas que representam os afluentes do Guaíba.

As esculturas, em mármore de Carrara, foram idealizadas pelo arquiteto italiano José Obino e instaladas na Capital em 1866. São duas figuras femininas, as Ninfas, que simbolizam os rios Caí e Sinos, e duas masculinas, os Netunos, que representam os rios Jacuí e Gravataí.

O monumento já esteve em diferentes locais da cidade, como a Praça da Matriz e a Praça Dom Sebastião, de onde foi transferido em 2014 para o Jardim, onde segue aberto à visitação.

Confira as regras para utilização do Jardim


Cachorródromo

O espaço arborizado do Dmae, localizado na esquina das ruas Hilário Ribeiro e Barão de Santo Ângelo, atrás da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento, está aberto ao público diariamente, das 8h às 18h (exceto feriados).

O local é utilizado pelos moradores da região como área recreativa para cães, já que o Jardim da rua 24 de Outubro restringe a entrada de animais. Para facilitar a limpeza, há uma lixeira com suporte para sacos plásticos, incentivando o recolhimento dos dejetos.

O Departamento solicita que os tutores acompanhem e supervisionem seus pets durante a permanência no espaço, garantindo a boa convivência de todos.