Perguntas Frequentes

1. Onde buscar o atendimento comercial do Dmae? 
Acesse aqui


2. Como obter a segunda via da conta de água?
Acesse a 2ª via: aqui
Para contas anteriores a seis meses, ligue 156, opção 2.


 3. Como solicitar revisão de consumo (leitura incorreta)?
Informar ao atendente os quatro números pretos que aparecem no mostrador do hidrômetro no momento da ligação.
Onde encaminhar a solicitação? Acesse: aqui


4. Como verificar valores e consumos de água e esgoto?
> Histórico de leituras - Certidão de leituras e consumos por ramal de água (acompanhe seu consumo, mês a mês)
> Histórico de pagamentos – Certidão Negativa de Débitos (verifique pagamentos, dívidas e parcelas de negociação)
Tenha em mãos o número do ramal de água e acesse aqui


5. Como solicitar o parcelamento de dívidas de água?
Acesse para consulta aos documentos: aqui

Onde encaminhar a solicitação? No Posto de Atendimento para negociações, na rua José Montaury, 159, no Centro Histórico.

Esclarecemos, ainda, que outra pessoa poderá realizar a negociação. Para isto, deverá apresentar além dos documentos solicitados acima, documento de identificação e CPF, além de uma autorização do responsável pelo imóvel para tal finalidade. Pessoa jurídica deve anexar à documentação do imóvel comprovante de CNPJ e contrato/estatuto social. O valor a ser pago a título de entrada deverá ser negociado com o atendente em ocasião de visita ao DMAE e o débito poderá ser dividido em até 60 (sessenta) parcelas, dependendo dos valores em atraso (parcela mínima: preços básicos).

Nos casos em que houver processo judicial, consultar o atendente se é possível parcelamento ou se dirigir à Procuradoria Municipal Especializada - PME (Rua 24 de Outubro, 200, bairro Moinhos de Vento).


6. É possível obter a 2ª via de contas com débito automático?
Sim, acesse a 2ª via: aqui
Para contas anteriores a seis meses, ligue 156, opção 2. 


7. O Dmae envia por e-mail a 2ª via da conta d´água?
Sim, acesse aqui


8. Como solicitar desligamento de ramal?
O proprietário do imóvel poderá solicitar quando o prédio estiver desocupado e não houver mais interesse em receber água. As tarifas de água e esgoto deixarão de ser cobradas a partir da data do efetivo desligamento.
Onde encaminhar a solicitação?  Acesse: aqui

Obs.: Após a retirada do hidrômetro, água e esgoto deixarão de ser cobrados. Se houver consumo residual  até a data de execução do serviço, a cobrança será enviada posteriormente. O desligamento a pedido do usuário só deve ser solicitado quando o prédio estiver desocupado (Artigo 52º da Lei Complementar 170/1987) e não houver mais interesse no suprimento de água. 


9. Como verificar se o imóvel está com excesso de consumo de água?
Onde encaminhar a solicitação? Clique aqui

Recomendamos investigar se existe vazamento interno, pois cabe ao usuário vistoriar as instalações hidráulicas particulares (Decreto 13.475). Se for constatado vazamento oculto e o consumo de água for igual ou maior que 30% em relação à média dos três últimos meses, procurar o Posto de Atendimento (rua José Montaury, 159, Centro Histórico). Levar os documentos comprobatórios do conserto realizado (Nota Fiscal de compra do material, ou declaração contendo a descrição do reparo) para análise e revisão do valor da conta. No caso de condomínios, além da documentação, anexar ao pedido uma cópia da Ata de Eleição do Síndico, documento de identificação e CPF.

Veja dicas de uso racional da água (link para Educação Ambiental)


10. Como solicitar ligação de água?
Onde encaminhar a solicitação? Para consulta aos documentos, formulário de autorização e croqui, acesse: aqui

Esclarecemos, ainda, que outra pessoa poderá solicitar a ligação. Para isto, deverá apresentar: os documentos solicitados, cópias do seu documento de identificação e do CPF, e uma autorização do responsável pelo imóvel para tal finalidade. Caso haja outra ligação no local, esta não pode ter débitos.


11. Como solicitar ligação de água para iniciar construção?
Consulte a documentação descrita aqui


12. É possível alterar a data de vencimento da conta de água?
Acesse aqui
A data pode ser alterada para até nove (09) dias posteriores ao vencimento original. 


13. Como solicitar a conta de água em braile?
Os usuários portadores de deficiência visual devem solicitar cadastramento prévio pelo telefone 156, opção 2.
Mais informações: Associação dos Cegos do Estado do Rio Grande do Sul - ACERGS (Sede administrativa: rua Vigário José Inácio, 433, 6º andar, Centro Histórico, fones (51) 3225-3816, e-mail acergs@acergs.org.br


14. Como posso tirar dúvidas sobre a conta de água?
Telefone: 156, opção 2 (para Porto Alegre) – (51) 3289-5451 (fora de Porto Alegre)
Aplicativo: 156+POA
Site: https://156web.procempa.com.br/ (também para acompanhamento de protocolos)
E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br (respondido de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h30min)
Chat: centraldmae.procempa.com.br/chat (está passando por adequações técnicas)
WhatsApp: (51) 99332-8170


15. Como posso tirar dúvidas sobre Processos/Protocolos?
Processos SEI, acesse aqui

Protocolos de serviços, acesse aqui
(Para cadastrar, utilize o mesmo email informado no momento da solicitação no Dmae)


16. Como posso excluir Débito Automático?
Solicite direto ao seu banco a exclusão do débito em conta. 
Se não souber a conta bancária cadastrada, acesse os canais digitais e solicite a retirada:

Telefone: 156, opção 2 (para Porto Alegre) – (51) 3289-5451 (fora de Porto Alegre)
E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br (respondido de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h30min)
Chat: centraldmae.procempa.com.br/chat (está passando por adequações técnicas)


17. Como registrar uma reclamação quanto à Entrega de Contas?
Telefone: 156, opção 2 (para Porto Alegre) – (51) 3289-5451 (fora de Porto Alegre)
E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br (respondido de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h30min)
Chat: centraldmae.procempa.com.br/chat (está passando por adequações técnicas)


18. Como atualizo meus dados cadastrais?
Altera o titular da conta, inclui nome na conta e/ou atualiza os dados cadastrais.
Onde encaminhar a solicitação? Acesse aqui 


19. Como é feito o cálculo do valor da conta de água?

Fórmula de cálculo do serviço de água:
1ª faixa - consumo mensal de até 20m³ de água: PB x (C/E) x E                                                                                                           
2ª faixa - consumo mensal entre 21m³ e 1.000 m³:
                                                          1,43577
                        [PB x 0,2711 x (C/E)             ] x E

Obs.: quando o ramal de água atende apenas 1 economia, desconsidera-se a fração após a vírgula. Se o ramal atende várias economias, considera-se até 4 dígitos após a vírgula.
 
3ª faixa - consumo mensal acima de 1.000m³: PB x (C/E) x 5,5 x E
onde  PB = preço básico (R$/m³)
            C  = consumo mensal de água (m³)
            E  = número de economias 


Fórmula de cálculo do serviço de esgoto:
A remoção de esgotos é calculada pela fórmula PB x C x 0,8:
onde PB = preço básico (R$/m³)
           C = consumo mensal de água (m³).
O valor encontrado, somado ao cálculo do valor de água, resultará no total da conta.
Base legal: Lei Complementar 170, de 1987.


20. Como solicitar a Tarifa Social?
Conforme a Lei Complementar 170/1987, o benefício da Tarifa Social se aplica às unidades unifamiliares que tenham até 40 m² de área construída no terreno e que estejam inseridas em Áreas de Interesse Social (AEIS).
Onde encaminhar a solicitação? Acesse aqui


21. Como solicitar o benefício da Tarifa Social para Ramais Conveniados? (asilos, entidades filantrópicas, etc.)
Solicitação do benefício para Residencial, Entidades Filantrópicas e de Utilidade Pública; Entidades Asilares (Lei Municipal  8444/99); Creches comunitárias e Escolas de Educação Infantil. 
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22. Como consultar os custos dos serviços?
Acesse: aqui