Jardins do DMAE

Jardim e Cachorródromo

210316_Giulian Serafim_PMPA15.jpg210316_Giulian Serafim_PMPA23.jpg

O Jardim do Dmae está localizado na rua 24 de Outubro, 200, bairro Moinhos de Vento, junto à Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos.

Horário de visitação: segunda a domingo, das 8h às 18h
E-mail para autorização de atividades especiais, fotos, vídeos e piqueniques acima de 10 pessoas: comunicados@dmae.prefpoa.com.br

 

Histórico

O Jardim da Hidráulica Moinhos de Vento faz parte dos prédios da sede administrativa do Dmae. Se você já visitou o local, deve ter visto o chafariz e as esculturas que o circundam. As 4 estátuas representam os afluentes do Guaíba – sendo duas figuras femininas, conhecidas como Ninfas, que simbolizam os rios Caí e Sinos, e duas masculinas, representando os rios Jacuí e Gravataí, também chamados de Netunos. Na formação original, onde hoje está instalado o chafariz, existia outra estátua simbolizando o lago Guaíba.

O mais antigo monumento público de Porto Alegre, instalado em 1866, tinha o propósito de abastecer a população de água potável e ficava na Praça da Matriz. Esculpidas em mármores de Carrara, a estátua tem uma estética clássica idealizada pelo arquiteto italiano José Obino. As peças, que estavam na Praça Dom Sebastião, no bairro Independência, foram instaladas no Jardim em 2014.

 

 

Espaço da rua Hilário Ribeiro – Cachorródromo

O espaço arborizado do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), localizado na esquina da rua Hilário Ribeiro com a Barão de Santo Ângelo, atrás da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento, fica aberto ao público das 8h às 18h, de segunda a segunda, com exceção de feriados. O local é utilizado pelos moradores da região como área recreativa para cães, já que o jardim da rua 24 de Outubro restringe a entrada de animais.
Para auxiliar no recolhimento dos dejetos dos pets, está disponível uma lixeira com suporte para sacos plásticos. O Departamento solicita que os tutores acompanhem e supervisionem seus animais.
 

 

Confira as regras de utilização do JARDIM: 

 

Acompanhe a prefeitura nas redes