Jardim

210316_Giulian Serafim_PMPA15.jpg210316_Giulian Serafim_PMPA23.jpg

O Jardim do Dmae está localizado na rua 24 de Outubro, 200, bairro Moinhos de Vento, junto à Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos.

Horário de visitação: segunda a domingo, das 8h às 18h
E-mail para autorização de atividades especiais, fotos, vídeos e piqueniques acima de 10 pessoas: comunicados@dmae.prefpoa.com.br

 

Histórico

O Jardim da Hidráulica Moinhos de Vento faz parte dos prédios da sede administrativa do Dmae. Se você já visitou o local, deve ter visto o chafariz e as esculturas que o circundam. As 4 estátuas representam os afluentes do Guaíba – sendo duas figuras femininas, conhecidas como Ninfas, que simbolizam os rios Caí e Sinos, e duas masculinas, representando os rios Jacuí e Gravataí, também chamados de Netunos. Na formação original, onde hoje está instalado o chafariz, existia outra estátua simbolizando o lago Guaíba.

O mais antigo monumento público de Porto Alegre, instalado em 1866, tinha o propósito de abastecer a população de água potável e ficava na Praça da Matriz. Esculpidas em mármores de Carrara, a estátua tem uma estética clássica idealizada pelo arquiteto italiano José Obino. As peças, que estavam na Praça Dom Sebastião, no bairro Independência, foram instaladas no Jardim em 2014.

 

Confira as regras de utilização do Jardim: (leia aqui)

Panfleto Regras de Uso do Jardim 2021 11 10.jpg