Adote um Escritor
O programa Adote um Escritor é promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed) anualmente desde 2002. A iniciativa tem como objetivo despertar nos estudantes o interesse pela leitura e pela escrita, estimular a criação de repertórios e incentivar o trabalho interdisciplinar a partir de obras literárias, por meio da adoção de escritores e ilustradores pelas escolas da Rede Municipal de Ensino (RME).
Entre as ações previstas estão a contratação de autores e ilustradores para visitas à s escolas, a aquisição de obras dos participantes adotados e a compra de materiais bibliográficos de diferentes áreas do conhecimento. A iniciativa contribui para a ampliação, renovação e atualização dos acervos das bibliotecas escolares, em alinhamento com o currÃculo da rede. Desde 2024, no mÃnimo 20% dos tÃtulos adquiridos contemplam temáticas relacionadas à Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer).
O programa também prevê a continuidade do projeto Adote sua Biblioteca, voltado à revitalização dos espaços de leitura nas escolas municipais, além da promoção de encontros entre autores e estudantes e da participação em saÃdas pedagógicas para a Feira do Livro de Porto Alegre.
Â
-
Adote um Escritor — Edição 2026
-
Para mais informações sobre esta edição, consulte o Documento Orientador — Edital Escritor/Ilustrador Nº 01/2026.
- Qual o público-alvo?
-
O programa é destinado a toda a Rede Municipal de Ensino, contemplando estudantes matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, na Educação Especial e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de professores, bibliotecários, funcionários e comunidades escolares.
- Precisa de ajuda?
-
Para tirar dúvidas e obter mais informações, entre em contato com a Unidade de Programas Educacionais pelos telefones (51) 3289-1864 ou (51) 3289-1794, ou pelo e-mail adote.escritor@educar.poa.br.
Atualizado em 25Â de maio de 2026.